Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

06-10-2021

Pense Grande chega ao Piauí compondo a trilha formativa do Novo Ensino Médio em Projeto de Vida.

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo (FTV) e Instituto Paramitas, abre inscrições  para a  Formação de Multiplicadores Pense Grande em Projeto de Vida  

A formação  tem como público-alvo professores(as) que atuam ou irão atuar em 2022, no componente projeto vida no Ensino Médio. Oferecido de forma digital e gratuita, o ciclo formativo contará com atividades síncronas e assíncronas. As inscrições estão abertas até o dia 22 de outubro, no site: www.pensegrandepiaui.org, com a disponibilização de 450 vagas.

Desenvolvido em 3 fases alinhadas, principalmente, a 6º competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Trabalho e Projeto de Vida –, e utilizando das estratégias de metodologias e aprendizado ativo, o objetivo do ciclo formativo  é apoiar  os(as) educadores(as)  na implementação do componente, que ocupa lugar de destaque na arquitetura do Novo Ensino Médio, e busca desenvolver aspectos cognitivos, socioemocionais e híbridos dos estudantes,.

Embora seja uma das competências gerais da BNCC e se conecte a muitas das outras  - projeto de vida - ainda é um tema pouco explorado e desafiante no propósito de desenvolver integralmente as juventudes, pela soma de indivíduos aptos à prática de escolhas conscientes, alicerçadas na ética, respeitando os valores universais e, ainda, comprometidos com uma sociedade mais justa e diversa que promova a igualdade de direitos e deveres e as oportunidades a todos.

A Formação

O ciclo formativo consta de 3 fases idealizadas na perspectiva de introduzir o tema de projeto de vida e suas interações:  aprofundar com práticas, apoiar a implementação em sala de aula e refletir sobre a sua prática educativa.

Essa primeira fase, acontece de outubro a novembro de 2021, contemplando momentos síncronos e assíncronos, de forma que os professores  tenham autonomia na execução da formação totalizando  10h de formação.

As fases 2 e 3 ocorrerão no primeiro semestre 2022,  em continuidade à formação para o grupo iniciado em 2021, ainda com encontros síncronos e assíncronos, culminando com a  Mentoria e o acompanhamento da aplicação, pelo professor, de um conjunto de atividades junto aos jovens,, totalizando mais 30 horas de formação

SERVIÇO
Inscrições para o Módulo de Atualização em Projeto de Vida

Através do link: www.pensegrandepiaui.org/inscricoes

Até o 22 de outubro de 2021

Digital e Gratuito | Vagas Limitadas

Sobre o Programa Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo
O Pense Grande é um programa da Fundação Telefônica Vivo que convida jovens de todo o Brasil a pensarem no seu projeto de vida e na sua comunidade, compreendendo o empreendedorismo social e as tecnologias digitais como aliados nas respostas aos desafios do nosso mundo atual.