Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

10-07-2023

Technovation Girls 2023: brasileiras estão entre as finalistas

No dia 30 de Junho, o Technovation anunciou as 15 equipes finalistas globais de 2023 e, entre estas, duas equipes brasileiras foram selecionadas: a equipe Bionic Girls,  da categoria Júnior, produziu o aplicativo  Connect Sounds;  e a equipe Artisteam, da categoria sênior,  apresentou o aplicativo Colorar. 

Nesta temporada, mais de 7 mil meninas de 81 países desenvolveram cerca de 2.100 aplicativos para resolver problemas da comunidade, abordando problemáticas sociais  como violência doméstica, poluição do ar, acesso à educação, acessibilidade, qualidade da água, pobreza entre outros temas. 

Essas equipes finalistas serão convidadas para participar do evento presencial "World Summit" nos Estados Unidos, no período de 3 a 8 de outubro.  As participantes terão todas as despesas custeadas pelo Programa. 

Acesse o link e confira a relação com os nomes das contempladas: https://www.technovationbrasil.org/post/finalistas-2023.

Empoderamento feminino

A presidente do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe, ressalta que todo ano, o Technovation Girls convida jovens garotas ao redor do mundo para aprender e aplicar habilidades para solucionar problemas por meio da tecnologia.

“As mulheres ainda se deparam com preconceito relacionado ao gênero e precisam transpor as barreiras para ingressarem nas áreas tecnológicas e, neste cenário, o Technovation Girls é importante para incentivar e fomentar a participação de jovens meninas e mulheres tanto nas áreas tecnológicas, quanto no empreendedorismo”, diz, ao explicar que podem participar do programa integrantes que se identificam como mulheres, sejam estas cis, trans, travestis, não-binárias ou mulheres não conformes com o gênero.

“Pelo sexto ano consecutivo, conseguimos ter o Brasil representado como finalista da competição. É muito gratificante saber que nossas alunas destacam-se com sua criatividade e produção de novas tecnologias para resolver problemas do mundo real. A cada ano, estamos formando mais meninas no desenvolvimento de novas habilidades e podemos perceber o impacto através desses reconhecimentos, dos incríveis projetos entregues e resultados na competição. Todo o desenvolvimento do programa é feito com base no voluntariado, e essas equipes são apoiadas por pessoas mentoras que realmente fazem a diferença durante sua jornada na competição. Ter uma mentoria junto à equipe faz toda a diferença!”, reconhece e parabeniza a embaixadora nacional do Programa, Alice Stippe Rodrigues.
 

Technovation Girls Brasil

Ao longo de seus 15 anos de existência, o Programa Technovation Girls Brasil impactou milhares de jovens meninas e contribuiu para fortalecer o empoderamento feminino, capacitando-as desde a infância e adolescência para competir em nível global. Em particular, o programa gerou um impacto significativo na vida de meninas em comunidades carentes.

Os dados confirmam o alcance e o sucesso do programa no Brasil entre 2019 e 2022. Durante esse período, foram registradas 4.181 alunas participantes, contando com o apoio de 1.884 mentores, 390 projetos entregues, com 51 equipes finalistas e seis prêmios internacionais, incluindo: “Impacto Social”, “Campeãs da America Latina”, “Tecnologia” e “Escolha do Público”. 

O Programa

O Technovation Girls é o maior programa mundial de educação tecnológica. Desde 2006 e, atualmente, presente em 120 países, a iniciativa tem como objetivo capacitar meninas, de 8 a 18 anos, para atuarem e se tornarem confiantes nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Assim, as jovens se tornam líderes na identificação e sensibilização de problemas existentes na comunidade a qual estão inseridas. 

No Technovation Girls as participantes são desafiadas a encontrarem problemas e soluções em sua comunidade e, em seguida, trabalharem em equipe - com no máximo cinco pessoas - para desenvolver uma solução tecnológica e um plano de negócios. O Programa incentiva que as ideias sejam embasadas nos 17 pilares dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

Edição 2023

Nesta edição, o programa Technovation Girls Brasil bateu recorde no número de entregas de projetos, em comparação ao número de inscrições. Esta temporada de 2023, contou com 89 projetos entregues e a participação de 356 pessoas mentoras, 116 equipes e 670 alunas inscritas.  

 

Assessoria de Comunicação