Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

06-12-2023

É realizado o 1º Vitória em Ação: Encontro de Práticas Pedagógicas Vitorienses

No dia 5 de dezembro, às 9h, ocorreu o 1º Vitória em Ação: Encontro de Práticas Pedagógicas Vitorienses, que teve como principal foco o compartilhamento das práticas pedagógicas dos educadores envolvidos no Projeto Aula Digital. 

O evento virtual, aconteceu por meio de  webinário ao vivo no YouTube. Essa iniciativa, foi promovida pela Profuturo,  Fundação La Caixa, Fundação Telefônica Vivo, tem como parceiro executor o Instituto Paramitas e apoio estratégico da Secretaria de Educação da Vitória de Santo Antão. 

O evento contou com a participação de aproximadamente 200 professores durante a transmissão, alcançando cerca de 600 visualizações em apenas um dia após o lançamento. Dentre os participantes institucionais, destacaram-se a professora Claudia Stippe, presidente do Instituto Paramitas, a professora Lia Roitburd, gerente sênior de Projetos Educacionais da Fundação Telefônica Vivo, a professora Heronita Maria Dantas de Melo, diretora de ensino, e o professor Carmelo Souza, secretário de educação da Vitória de Santo Antão.

Ao longo da cerimônia, houve uma retrospectiva das ações realizadas pelos professores da Vitória de Santo Antão que fizeram parte do Projeto Aula Digital em 2023, com ênfase nas apresentações dos portais, exposições e projetos dos educadores, abordando quatro eixos temáticos: Inovação e Tecnologias Educacionais no Ensino  de Matemática; Jogos e Brincadeiras no Ensino de Matemática; Inclusão e Diversidade no Ensino de Matemática; e Experimentação no Ensino de Matemática. 

Equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal -NT,  junto com o Secretário de educação professor Carmelo Souza e a Diretora de Ensino professora Heronita Melo, após o encontro virtual Vitória em Ação. 

A equipe local participou deste encontro trazendo para os participantes os desafios e oportunidades de aprendizagem que foram possíveis graças à parceria estabelecida entre eles. Professora Amanda Barbosa da Silva e professor Valdilson Aquino de Melo destacaram que durante as visitas as 50 escolas da rede, atender e acolher os professores no desafio do uso da plataforma integrando o conteúdo ao currículo, trouxeram momentos de muitas trocas e aprendizagens.  

A professora Claudia Stippe enfatizou que esse encontro foi idealizado por educadores e para educadores, evidenciando o engajamento de cada professor e a importância do Aula Digital para uma educação transformadora, engajada e libertadora. Ela ressaltou que, ao longo de 2023, 280 educadores de Vitória de Santo Antão foram capacitados no uso da tecnologia em sala de aula, alinhados ao currículo pernambucano, com foco especial no ensino de matemática, sem negligenciar as demais áreas do conhecimento. Destacou também que a plataforma Pro Futuro abrange todos os componentes curriculares, contribuindo para a transformação da educação em um espaço de inclusão social. "Tivemos mais de 200 professores participando desta live, o que para nós é uma alegria enorme", concluiu.

Esse momento representou não apenas uma celebração, mas também a conclusão da jornada de 2023. 

Para obter mais informações e acessar as exposições dos projetos e práticas pedagógicas apresentados, visite o portal do Vitória em Ação: https://www.vitoriaemacao.org/exposicao

A live completa está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C4nfBtK6I5g.

Assessoria de Comunicação 

Por Beatriz Farias