“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
Paulo Freire
O Instituto Paramitas foi fundado em 2009, idealizado por um grupo de educadores que tinham o desejo de desenvolver ações que contribuíssem para a qualidade educativa e social. Desde então, estamos desenvolvendo ações socioeducativas aliadas à tecnologia que contribuam para a aprendizagem, autonomia e transformação social.
No budismo a palavra PARAMITAS significa perfeição, realização perfeita ou aquele que alcançou a outra margem. Para os fundadores e associados, também significa EMANCIPAÇÃO.
A emancipação digital vai além do acesso às tecnologias, pois é necessário uma apropriação crítica, participação ativa, autoria colaborativa e interdependência no processo educativo, com ajuda dos meios digitais.
É preciso valorizar os processos de aprendizagem compartilhada, favorecer a equiparação de oportunidades, nas quais as pessoas participam ativamente desenvolvendo suas potencialidades, compartilhando e disseminando novos conhecimentos por uma sociedade mais justa e igualitária. Dentre os valores do Instituto, destacam-se a ética e transparência, sabedoria, generosidade, excelência, dignidade e sustentabilidade.
Para que isso acontecesse contamos com apoiadores em todo o país e um grupo de colaboradores que compartilharam dos mesmos ideais. Para a realização dos projetos, tivemos como parceiros as Secretarias de Educação dos Estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e o Ministério da Educação, com o programa EJA Digital, avaliado e aprovado no Guia de Tecnologias e ONGs parceiras no desenvolvimento de materiais e ações educativas como CENPEC, Plan Internacional, Safernet Brasil.
Para dar sustentabilidade às ações desenvolvidas e distribuídas gratuitamente por meio web e físico, contamos ainda com parceiros financiadores como a Secretaria Municipal de Feira de Santana no estado da Bahia e Santo André no estado de São Paulo, Fundação Telefônica, Microsoft Educação, Intel Educação, Abril Educação e Província Franciscana de La SSMA. Virgen Del Rio de La Plata Orden de Frailes Menores da Argentina.
Acreditamos que isso é possível com a valorização dos processos de aprendizagem compartilhada e o favorecimento da equiparação de oportunidades nas quais as pessoas desenvolvam potencialidades. Com esse foco atuamos em três grandes áreas que hoje são os pilares do nosso trabalho : Educação e aprendizagem, Comunidade e Educação para o trabalho.