Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

29-10-2012

Instituto Paramitas capacita e emprega jovens em Feira de Santana/BA

Segundo o 10º Relatório de Monitoramento Global de Educação para  Todos publicado no dia 16 de outubro pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura),e a reportagem Falta de qualificação entre jovens é causa de desemprego, da Agência Brasil,20% dos jovens entre 15 e 24 anos dos países em desenvolvimento precisam de caminhos alternativos para adquirir habilidades que possibilitem o seu ingresso no mercado de trabalho.

Nesse sentido, atuando desde junho de 2011 no programa Feira Digital de Feira de Santana, a partir da utilização de centros digitais dentro e fora das escolas, o Instituto Paramitas oferece cursos de capacitação profissional intitulados como educação para o trabalho e cursos de inclusão digital como o Aluno Monitor da Microsoft Educação.

Facilitadores de Feira de Santana

As suas ações permitiram a certificação demais de 3000 jovens e adultos durante este período e empregaram mais de 150 estudantes e universitários da cidade como Facilitadores. Para muitos deles, o trabalho no Feira Digital se constituiu como o primeiro emprego, o que oferece ao projeto um caráter educador e formador não só devido a proposta de oferecimento dos cursos, mas no aprendizado de como se comportar e construir relações no trabalho.

Dentre os cursos oferecidos pelo Instituto Paramitas pode-se citar atendimento ao cliente, atendimento telefônico, entrevista de emprego, primeiros cliques, galáxia internet, educação nas nuvens e aluno monitor, o que possibilitou a muitos alunos a oportunidade de ter seu primeiro contato com o computador e a aquisição de conhecimentos que permitiram uma maior qualificação para o mercado de trabalho.

Desta forma, assim como a UNESCO o Instituto Paramitas defende a ideia de que investir no desenvolvimento das habilidades dos jovens é uma estratégia inteligente para países que querem impulsionar seu desenvolvimento econômico e melhorar a qualidade de vida daqueles jovens que muitas vezes não tem oportunidades de desenvolvimento profissional.

Para mais informações:
Reportagem- Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-10-16/falta-de-qualificacao-entre-jovens-e-causa-de-desemprego-mostra-unesco
Relatório da UNESCO
http://www.unesco.org/new/en/education/themes/leading-the-international-agenda/efareport/reports/2012-skills/