Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

30-01-2013

Inspire-se em dicas de filmes para a volta às aulas

As férias já estão acabando. E a ideia agora é voltar com força total para a escola e elaborar planos de aulas interessantes para fazer de 2013 um ótimo ano letivo. Com certeza, uma boa alternativa para conseguir atingir este objetivo é usar conteúdos  audiovisuais como suporte. Sendo assim, o Curta na Escola e outros sites e revistas elaboraram planos de aula que podem ser usados em ambiente escolar.

O Educar para Crescer lançou, no ano passado, uma matéria que trazia dicas de alguns longas-metragens para trabalhar em sala de aula. Os filmes são de diversos gêneros e cada um deles traz uma matéria mais extensa em hiperlink, que demonstra o que pode ser trabalhado com os alunos.

Em 2011, a Revista Nova Escola lançou uma edição especial que tinha uma proposta mais aprofundada no conteúdo educacional de produções cinematográficas. A reportagem trazia dicas de filmes de diversos temas para serem usados por alunos do primeiro ao nono ano nas disciplinas Artes, Língua Portuguesa, História, Geografia, Educação Física, Matemática e Ciências.

E, como não poderia deixar de ser, o Curta na Escola também segue com a tendência de usar a sétima arte a serviço da educação. Não deixe de conferir a seleção de curtas com o tema Volta às Aulas. Nossa home está recheada de filmes que podem ajudar os professores a lidarem com os estudantes neste período de retorno e de conhecimento da classe. Os filmes foram produzidos por escolas e que fazem parte do programa Cinema para Todos, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro.  Nas obras Pandemônio e Conexão Escola? A sociedade da informação são tratadas as dificuldades de relacionamento entre professores e alunos. Já no curta Bullying os alunos mostram as diversas visões sobre esse tema tão comum nas escolas brasileiras. Por fim, o filme IEPIC? uma história de inclusão, por meio de uma história fictícia e de relatos reais, aborda as dificuldades e necessidades de inclusão para deficientes auditivos numa escola mista.

Você ainda pode acessar o nosso acervo de filmes para auxiliá-lo no seu planejamento! Temos filmes de todas as áreas do currículo, incluindo os temas transversais. Caso queira ainda mais uma fonte de inspiração, também disponibilizamos, junto aos filmes, relatos de professores sobre a utilização dos curtas em ambiente estudantil. Não se esqueça de montar o seu para fazer parte desse time de educadores inovadores!
Bom retorno às aulas!

(Por: Mauro Castro)