Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

21-02-2013

Ferramenta inovadora se torna uma importante aliada para as escolas

Este ano, ocorreu o lançamento do mais novo projeto desenvolvido pela Microsoft: o Office 365, uma plataforma online criada para auxiliar na produtividade, comunicação e colaboração. Para utilizá-lo, as instituições devem contratar o pacote e criar uma conta de e-mail em nome da escola. Desta forma, funcionários, professores e alunos conseguem ter acesso às seguintes ferramentas:

- Acesso ao Outlook e todas as suas funções: e-mail, agenda, calendário, organização de contatos e tarefas;

- Acesso ao Lync (ferramenta de mensagem instantânea), pelo qual os alunos e professores podem realizar troca de mensagens de texto, videoconferências, compartilhamento de telas, entre muitas outras funções;

- Ferramentas do Office na nuvem (OneNote, Word, Excel e PowerPoint). Professores e alunos poderão criar ou ‘subir’ um arquivo, para editá-lo ou visualizá-lo online, de qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Fábio Marino, Coordenador de Projetos do Instituto Paramitas, esclarece o que é o conceito de Nuvem: “Ele se refere ao fato do Office 365 facilitar o acesso às informações. Quando a ferramenta é instalada nos computadores, é possível ter acesso aos arquivos e aplicativos que a compõem utilizando desktop ou dispositivos móveis que possuam Internet de qualquer local e de forma rápida e segura, facilitando o dia a dia”.

Com tantas ferramentas disponíveis em um único local, a Microsoft viu que essa seria uma importante plataforma para auxiliar o trabalho dos professores e o desenvolvimento de seus alunos. Por meio do Programa Aprender em Parceria, diversas empresas parceiras passaram por um processo de aprendizagem sobre os recursos. Essas empresas, por sua vez, replicaram o curso para futuros formadores do Office 365. Com o Instituto Paramitas não está sendo diferente.  “No momento, é uma ferramenta nova, pois veio para substituir a Live@Edu, que foi muito utilizada em nossos projetos. Existem duas turmas formadas no último dia 17/02, que foram divididas por regiões: um grupo da Região Nordeste e o outro grupo com formadores das Regiões Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste. Futuramente, essas pessoas replicarão a formação para outros professores e alunos”, explica a coordenadora de projetos do Paramitas, Talita Morais.

Com tanto potencial e interatividade, a ferramenta se mostra muito útil para a educação por meio da emancipação digital.   “O Office 365, pode melhorar o desempenho em sala de aula ou mesmo fora dela. Ele pode auxiliar o desenvolvimento de planos de aula, organizar imagens, áudio e vídeo, proporcionando aos alunos recursos e ferramentas que reforçam a maneira como eles aprendem. Além disso, por meio do envolvimento dos alunos, promove o trabalho em equipe!”, acredita Fábio. “Os professores conseguem organizar os seus contatos por turmas, o que facilita o trabalho. Por meio das ferramentas na Nuvem, os professores podem fazer anotações e acompanhar o trabalho online e os alunos podem fazer trabalhos em grupos sem precisarem se reunir no mesmo horário. Isso também gera a economia de trabalhos impressos, já que o docente é capaz de avaliar o conteúdo online e criar uma tabela com as notas, utilizando o programa Excel”, complementa Talita.

 

Quer saber mais? Acesse o site oficial do projeto!

 

(Por: Mauro Castro)