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NOTÍCIAS

26-02-2013

Ações inovadoras que transformam o aprendizado

A aplicação de novos métodos de aprendizagem ainda é um tabu no sistema de educação brasileiro. Mas, na contramão disso e ultrapassando barreiras, a E.M.E.F Presidente Campos Sales e a E.M.E.F Desembargador Amorim Lima, em São Paulo, conseguiram mudar as suas rotinas de ensino, aproximando comunidade, alunos e familiares da vida educacional, transformaram a comunidade onde estão localizadas e deram autonomia de aprendizagem para os estudantes.

Na região Sul de São Paulo, localizada em Heliópolis, uma região que já foi considerada violenta e com pouca estrutura, a escola E.M.E.F. Presidente Campos Sales conseguiu derrubar os paradigmas que a cercavam. O segredo para que as ideias fossem colocadas em prática e dessem certo foi a criação do Conselho da Escola, formado por 28 membros entre pais, alunos, professores e funcionários.

Por meio do Conselho Escolar, as decisões da escola deixaram de ser responsabilidade somente do diretor e passaram a ser coletivas. Com a gestão compartilhada da escola entre comunidade e professores, todos se tornaram responsáveis pela instituição e atuam para a resolução dos seus problemas, mesmo em meio às dificuldades encontradas na região. Esse também foi um ponto importante para que fosse implantado um método pedagógico que motivasse os alunos e valorizasse a sua autonomia.

O plano de ensino da escola valoriza os alunos como cidadãos e responsáveis pelo seu conhecimento. Em salas espaçosas, os alunos que antes ocupavam salas pequenas e sentavam  em cadeiras enfileiradas, atualmente,  são divididos em grupos de estudo que misturam alunos de diversas séries. Nesses grupos o que vale é a troca de conhecimento entre cada um, por meio desse método os alunos escolhem qual o assunto que desejam estudar e tenham sempre o auxílio do professor.

Outra escola que inovou no seu método de ensino foi a E.M.E.F. Desembargador Amorim Lima, no bairro do Butantã, que colocou em prática ideias inspiradas no projeto pedagógico Fazer a Ponte, da escola da Ponte, em Portugal. As mudanças na instituição foram muito além dos planos pedagógicos: a escola sofreu reformas, transformando salas de aulas com espaços restritos em grandes salões, onde alunos de todas as idades montam seus planos de estudo e tiram suas dúvidas em grupo, sob a supervisão de um professor.

Esses modelos têm como resultado a aproximação dos alunos e o estímulo para que eles desenvolvam autonomia e sejam responsáveis pelo seu aprendizado. As E.M.E.F. Desembargador Amorim Lima e E.M.E.F. Presidente Campos Sales se destacam por conseguiram transformar o aprendizado com a ajuda e o apoio da comunidade e a integração dos pais de alunos ao cotidiano escolar.

Quer saber mais sobre iniciativas inovadoras e transformadoras de escolas como essas? Participe do Encontro Internacional de Educação, iniciativa da Fundação Telefonica Vivo, com produção executiva do Instituto Paramitas. Essa semana, o tema é gestão escolar e, por meio de diversas atividades, vamos debater e conhecer modelos de escolas inovadoras, como a Campos Sales e a Amorim Lima, que estão participando de fóruns para explicar como foi a implementação desses modelos inovadores de Gestão Escolar.

Fonte

Escola Amorim Lima

Escola Campos Sales

Escola da Ponte em Portugal

 

(Por: Jussara Caetano)