Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

03-04-2013

Instituto Paramitas forma educadores do Projeto EJA Digital 2013

Em 09 de março, o Instituto Paramitas formou mais uma turma de educadores do Projeto EJA Digital que orientarão alunos da Educação de Jovens e Adultos no uso de tecnologias digitais. Os educadores de 2013 vão atuar em cerca de 22 escolas da rede municipal de educação de Santo André, ensinando alunos do EJA a darem os primeiros passos no mundo digital.

No encontro foi apresentado o projeto EJA Digital e o programa Primeiros Cliques, que tem todos os planos de aulas que serão desenvolvidos pelos educadores durante o ano. O conteúdo do programa Primeiros Cliques traz noções básicas de informática para que os alunos sejam introduzidos ao espaço virtual. Os educadores também puderam conhecer a Revista EJA Digital e o Jornal EJA Digital, produzidos em 2012 pelos próprios alunos que fizeram desde as fotos até a sua formatação.

O objetivo do projeto EJA Digital, como foi apresentado pelo Instituto para os educadores, é promover a inserção dos alunos no mundo digital, abrindo caminho para que eles possam desenvolver competências digitais que podem ser usadas em todo o seu processo de aprendizagem, e tem como foco também a capacitação profissional do uso da tecnologia para que o aluno amplie suas chances de empregabilidade e empreendedorismo. “Espero que o aluno crie uma noção do que é o mundo digital, porque no começo parece algo muito distante, o que nós vamos fazer é trazer o mundo para o aluno”, declara a educadora Eliane.

Durante todo o desenvolvimento do projeto em 2013 os haverá uma equipe de apoio pedagógico que auxiliará os educadores no dia-a-dia, tirando dúvidas sobre o Programa Primeiros Cliques, dando dicas de como explorar com os alunos todas as possibilidades que a ferramenta oferece e fazendo o acompanhamento do trabalho pedagógico dentro da escola. Além do apoio pedagógico, os educadores tem disponível material on-line para consulta e preparação das aulas e contaram com o suporte técnico para qualquer problema ou dúvida sobre o programa que será usado na sala de aula.

Este ano o Instituto Paramitas quer integrar mais as escolas, aperfeiçoar o trabalho em equipe como um ponto de partida para aprimorar o método pedagógico e integrar disciplinas e outros professores para a produção de novos conteúdos. “Um dos desafios é a proximidade, precisamos que os próprios professores e as escolas compartilhem os desafios e as novas ideias que estão tendo”, destacou a diretora Mary Grace. A formação de uma equipe para o EJA Digital, desde o suporte técnico até os educadores, é que o professor esteja seguro para desenvolver o conteúdo das aulas e que os alunos possam extrair todo o conhecimento disponível na rede digital.

Ao longo do ano os educadores passarão por novas formações para que eles possam compartilhar as experiências e desafios que encontram na sala de aula. “A relação dos educadores é a socialização de práticas. Pegar experiências de outros educadores e agregar às suas práticas” pontuou Kátia, orientadora pedagógica.

O EJA Digital acontece desde 2009 o programa já formou mais de 6 mil alunos e 80 professores orientadores na rede municipal de ensino de Santo André. Por ser uma iniciativa que contribui para a melhoria da qualidade da educação,  o programa foi incluso no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC 2011/2012, em 2009 a iniciativa também foi esteve presente no guia.

Saiba mais

Projeto EJA Digital: http://migre.me/dwqoU

Vídeo EJA Digital : http://migre.me/dwqsn