Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

10-04-2013

Transformação educativa pela tecnologia é tema de livro

A inovação nos métodos educativos já está em andamento em todo o mundo e é tema do livro Educação Reinventada: a tecnologia como catalisadora de uma nova escola do jornalista Caio Dib, que já colaborou com o Instituto Paramitas. O livro propõe uma reflexão sobre como jovens do ensino médio das escolas paulistanas fazem o uso da tecnologia no seu aprendizado.

Dentro do tema, o autor trata a tecnologia como uma ferramenta auxiliar do processo de ensino, onde seu uso para facilitar o aprendizado é guiado pelo professor. Para contextualizar o assunto, no início o livro, apresenta breve histórico sobre como a tecnologia foi introduzida na sala de aula e faz uma análise do atual panorama da tecnologia na educação do ponto de vista de alunos e professores. “Conversei com vários estudantes e li muitas referências em educação, também fiz uma autoanálise como estudante. As duas principais causas do desinteresse dos alunos nos meios tradicionais de educação são a tendência do humano para multitarefa e a falta de clareza dos objetivos de se ensinar determinado tema. “Afinal, por que estou aprendendo isso?”, todos nos já nos perguntamos um dia.”, aponta o autor Caio Dib.

Educação Reinventada também apresenta estudos de projetos realizados em dois colégios particulares de São Paulo. O Dante Tablet, do colégio Dante Alighieri, que disponibilizou um tablet para cada aluno do primeiro ano do ensino médio, e o projeto ICONS, do Colégio Bandeirantes que utiliza a tecnologia como elemento fundamental para a realização de um debate internacional.

O livro também aborda a formação de educadores no tema e as tendências para os próximos anos, “considero a tecnologia na educação uma ferramenta, tão importante quanto o caderno e a lousa. Ela deve ser utilizada quando realmente auxiliar no ensino aprendizagem. Muitos professores ainda têm receio de utilizar a tecnologia em sala de aula e ficar vulnerável às dúvidas dos alunos. Por isso é importante fazer formação continuada e criar rodas de troca de experiências entre os educadores”, pontuou Dib.

edição digital do livro

edição digital do livro

Por falar de tecnologia, a maneira como o livro está disponível não poderia deixar de englobar as ferramentas digitais: ele está disponível para download gratuito na Apple Store e em PDF, e também tem debates na sua fanpage www.facebook.com/educacaoreinventada. Além disso, Educação Reinventada é protegido pela licença Creative Commons CC-BY 3.0 BR, assim seu conteúdo pode ser compartilhado para fins comerciais e não comerciais.

Neste momento o autor livro, Caio Dib, está em viagem para conhecer o Brasil pela perspectiva da educação. “Conhecer escolas é uma maneira bastante interessante de explorar esta realidade. Então estou buscando e visitando bons exemplos educacionais pelo Brasil”, contou ele. Seus passos podem ser acompanhados pelo blog Escolas do Brasil.

Caio Dib: é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Desde 2007 está envolvido em diversos projetos que interligam as áreas de Educação, Comunicação e Tecnologia. Atuou em diversos projetos nestas áreas no Colégio Bandeirantes, na Fundação Padre Anchieta, no Instituto Educa Digital e no Instituto Paramitas. Também foi colaborador na área de Novos Negócios, Pesquisa&Desenvolvimento no setor de Tecnologia de Educação da Abril Educação e consultor de mídias sociais na Terra Forum by Globant.  Atualmente, participa do Grupo Práxis e está iniciando uma viagem pelo Brasil para conhecer melhor o país que vive e trabalha, além de ter a oportunidade de visitar escolas em outras cidades brasileiras.

 (Por Jussara Caetano)