Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

03-07-2013

A importância das intervenções culturais na educação

O Encontro Internacional de Educação, iniciativa da Fundação Telefônica, recebeu em 26 de junho mais um convidado brasileiro, Lia Rangel, uma das criadoras da Casa de Cultura Digital de São Paulo e Santos.

Lia participou do debate “Aprender por meio do lazer ao longo da vida” em que apresentou os projetos apoiados pela Fundação Telefônica que unem cultura e tecnologia. Através das suas práticas de compartilhamento de conhecimento, podem ser usadas dentro e fora da sala de aula como forma de aprendizagem. Dentro do tema 8, A educação permanente: aprendizagem formal, informal e não formal, os projetos apresentados demostram que é possível ganhar conhecimento em ambientes de lazer.

A ação “Educação e Cultura Digital” contempla oito projetos de várias regiões do Brasil que tem na sua essência a aprendizagem em ambientes não formais de ensino que desenvolvem habilidades do século XXI. No debate foi mostrado especificamente os projetos Labmóvel e Memórias do Futuro que usam a tecnologia e as representações culturais presentes no cotidiano para fazer um registro histórico. Esses dois projetos também participaram do EIE, no fórum XXX também no mês de junho.

A conversa com Lia Ragel continua no portal do EIE no fórum de discussão, onde está disponível também a gravação do debate. Venha conhecer mais esses e outros projetos que através de intervenções culturais podem fazer parte do processo formativo de crianças e adolescentes. 


(Por Jussara Caetano)