10-12-2013
A Expedição Mutare está prestes a completar três meses e já passou pelo México e pela Guatemala, onde auxiliou os grupos Colectivo Obreras Insumisas e a Red Nacional por la Integridad, respectivamente.
A primeira ONG visitada foi o Colectivo Obreras Insumisas, fundado em 2009 em Tehuacán. A instituição foi encontrada através do Fundo Semillas que financia projetos voltados para mulheres no México. O coletivo é formado por trabalhadoras das chamadas maquilas (fabricante de roupas que violam os direitos trabalhistas e humanos de seus empregados) e que lutam pelos direitos trabalhistas que são violados pela empresa. Mesmo assim, por ser a principal fonte de renda na região, a maior parte da população se sujeita as condições de trabalho impostas pelas empresas.
Através do Colectivo Obreras Insumisas, as trabalhadoras puderam ser capacitadas e conhecer seus direitos para poder recorrer. Ainda assim, não conseguiram transformar o que acontecia dentro da empresa e muitas, quando tentavam eram despedidas. A partir de então, o grupo resolveu iniciar a Cooperativa Hormigas Trabajadoras, que usando das principais habilidades das participantes fazem da costura a sua fonte de renda. Em parceria com outras instituições a Cooperativa conseguiu formar as mulheres para as diversas etapas da costura.
Outra frente importante do coletivo é a luta pela igualdade de gênero e direitos das mulheres, principalmente porque na maquilas muitas mulheres sofrem esse tipo de descriminação. Thays uma das integrantes da Expedição Mutare conta que muitas mulheres sofrem violências psicológicas dentro e fora da família e por isso procuram auxílio do Coletivo, no blog Expedição Mutare – Voluntariado na América Latina, você encontra a história de duas mulheres que se libertaram dessas amarras com a ajuda do coletivo.
“Foi muito inspirador trabalhar com um grupo de que apesar das muitas dificuldades, seguem lutando por condições mais dignas e saudáveis de trabalho para eles e outros trabalhadores locais”, conta Thays. A equipe da Expedição Murate auxiliou o coletivo estruturar um programa de voluntariado, a criar uma comunicação interna, definição de cargos e deu uma consultoria sobre os financiamentos possíveis para manter a organização.
Já na Guatemala a organização que recebeu a Expedição foi a Red Nacional por la Integridad que reúne jovens de todo o país com objetivo de formar cidadãos atuantes e que conheçam seus direitos. Os trabalhos realizados pelos jovens vai além da formação, eles também fazem estudos e análises das suas regiões.
O projeto principal da organização é a formação de mentores que são capacitados e compartilham o que levam o que aprenderam para outros jovens. A formação consiste em apresentar ferramentas e ensinar a atuar junto do governo local pra cobrar seus direitos e também o trabalho junto à comunidade.
A Red Nacional por la Integridad tem uma atuação muito forte em todas as regiões e atua em parceria com outras instituições. O papel da Expedição Mutare foi direcionado para os grupos de jovens mostrando como eles podem produzir conteúdos em vídeo mostrando os problemas, soluções, informações para a comunidade onde atuam.
Thays apresentando o que é Vídeo Participativo para as Redes de Mazatenango Chicacao
Jovens da Red do município de Huehuetenango
Produzindo um vídeo participativo com os jovens da Rede de Huehuetenango – o tema escolhido por eles foi a insegurança cidadã
Produção do vídeo participativo
Red Nacional por la Integridad – Guatemala
Produção do vídeo participativo
Red Nacional por la Integridad – Guatemala
Trabalhando em equipe com a Red Nacional por la Integridad – Guatemala
Red Nacional por la Integridad – Guatemala
Reunião com o Colectivo Obreras Insumisas.
Participação no “Fórum Acadêmico, Econômico e Social Nueva Generación” organizado pelo Colectivo Obreras Insumisas para discutir economia social e cooperativismo.
Oficina com as integrantes do Colectivo Obreras Insumisas.
Colectivo Obreras Insumisas
Facebook: www.facebook.com/ColectivoObrerasInsumisas
Red Nacional por la Integridad
Facebook: https://www.facebook.com/RedNacionalporlaIntegridad
Twitter: https://twitter.com/RNIGuatemala
Confira mais informações no portal da Expedição Mutare
Siga a Expedição Mutare pelas redes sociais:
https://www.facebook.com/expedicion.mutare
https://twitter.com/exp_mutare
A entrevista da Thays e do Pierre no programa de TV “Aprendiendo con la Verdad” na Guatemala.
http://www.youtube.com/watch?v=K8CssuJwz0M&feature=youtu.be
Por Jussara Caetano