Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

01-12-2011

Tutoriais para facilitar o acesso as TIC

Selecionamos uma lista de tutoriais que podem ser utilizados por educadores e alunos em suas aulas, facilitando a integração das TIC ao currículo escolar e, ao mesmo tempo, incentivando o protagonismo dos alunos.

Com a ajuda de tutoriais disponíveis na web, o professor terá muito mais tempo para se dedicar aos aspectos pedagógicos, uma vez que os materiais podem ser acessados diretamente pelos alunos.

Confira e os utilize em suas aulas!

Tutoriais 

Cadernos eletrônicos: com o objetivo de desenvolver diferentes competências nas áreas de informática e internet e contribuir para a inclusão digital das comunidades de baixa renda, os cadernos eletrônicos abordam temas como o uso e o gerenciamento de e-mails, editoração e processamento de textos, comunidades virtuais, planilha eletrônica, segurança na internet e outros.

Office on-line treinamentos: neste site, há cursos gratuitos sobre como utilizar o pacote Office (Excel, PowerPoint, Word, Publisher, Outlook, Acess etc.). A grande vantagem é a capacidadede selecionar o tópico desejado, partindo dos conhecimentos que você já tem, o que contribui tanto para os usuários iniciantes quanto para os avançados.

•  Scratch: tutorial para produzir animações e simulações utilizando o próprio programa (em inglês).

 

Dica: geralmente todo software, aplicativo ou serviço de web disponibiliza uma seção de “ajuda”, “FAQ” ou até mesmo um fórum próprio para a troca de ideias. Vale a pena consultar essas dicas sempre que necessário, pois isso contribui para o aprendizado e a melhor compreensão do recurso a ser utilizado.