Facebook Twitter Google Plus

COMUNIDADE

Polo de Cultura Digital e Ônibus Digital

Desde 2012 somos parceiros da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa, em Feira de Santana (BA), no desenvolvimento das atividades dos 9 Polos de Cultura Digital, um Ônibus Digital e 17 Salas de Aula Interativas. Em 2014 certificamos 1.803 jovens nos Polos de Cultura Digital que concluíram os cursos Primeiros Cliques, Atendimento ao Cliente, Postura Profissional, Educação Financeira, Galáxia Internet e Livros Digitais. 

Levamos cursos e oficinas para todos os lugares da cidade: praças, escolas e eventos como ABRH na praça, Feira do Livro e Ação Social São José por meio do Ônibus Digital. O Ônibus Digital é um veículo que percorre bairros e distritos, incluindo a zona rural. Equipado com tv de LCD, ar-condicionado, gerador de energia e elevador para portadores de necessidades especiais, ele está apto a receber a comunidade para utilizar a Internet e a participar dos cursos rápidos de Educação para o Trabalho.

Em 2013 foi realizada em Feira de Santana (BA), nas Escolas Municipais Beatriz Bispo Miranda, Vasco da Gama, Paula de Freitas e Iêda Carneiro, o Instituto Paramitas levou games educativos online por meio do Ônibus Digital. Foram atendidas ao todo 497 crianças no período de 4 meses. A iniciativa levou diversão aliada ao aprendizado dos alunos dessas escolas que não possuíam um laboratório de informática. Os alunos usaram o jogo Missão Alfabética e Galáxia Internet.

Outra ação foi a oficina de criação de currículo. A oficina foi oferecida à comunidade do Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana (BA). As 150 pessoas que participaram desta ação tiveram a oportunidade de elaborar seu próprio currículo e disponibilizá-lo na internet ou ter cópias impressas para entregar nas frentes de trabalho.

Para atuar como multiplicadores dos cursos aplicados nos Polos de Cultura Digital contamos com 55 facilitadores (estagiários do ensino médio, técnico e superior). Os facilitadores foram formados no Programa Educação para o Trabalho que contempla os cursos Atendimento ao cliente, Atendimento telefônico, Comunicação oral e escrita, Educação financeira, Empreendedorismo e Entrevista de emprego. 

Além dos cursos do Programa Educação para o Trabalho, os facilitadores participaram de quarenta encontros formativos que abordaram o Manual do Facilitador, Primeiros Cliques, Aluno Monitor, Windows na sala de aula, Livros Digitais, Lousa Digital, My Documenta, Galáxia Internet e Games Educacionais. Esses encontros formativos foram direcionados para a atualização dos jovens e a interação deles com outros projetos.