Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

28-10-2014

Instituto Paramitas visita com convidados bibliotecas de São Paulo

O Instituto Paramitas promoveu entre os dias 14 e 16 a visitação “Conhecendo as Bibliotecas de São Paulo e discutindo o Tema Biblioteca Digital” com representantes de Secretarias de Educação. Estiveram presentes Icaro Grimaldi e Daniel de Jesus da Fundação Municipal de Tecnologia de Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares da Costa (FUNTITEC) de Feira de Santana (BA), Noberto Rodrigues da Editora Libre, Loris Lessa e Ana Paula Farias de Ribeirão Preto (SP).

Os convidados visitaram as principais bibliotecas existentes em São Paulo, a Biblioteca Brasiliana Guita e José MindlinBiblioteca do Centro Cultural São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, onde puderam ver modelos que oferecem espaços com múltiplas opções para a mediação de leitura, indo muito além das prateleiras cheias de livros. Atualmente as bibliotecas visitadas recebem mais de 1.000 visitantes por dia de diferentes faixas etárias e em busca de diferentes conteúdos.

A visita a essas grandes bibliotecas foram direcionadas para mostrar qual alternativa encontraram para digitalizar o seu acervo e como elas lidam com a questão do livro digital. Isso tendo em vista o grande impasse que as bibliotecas têm quanto ao direito autoral das obras.

No dia 15, os representes da Icaro Grimaldi e Daniel de Jesus da Fundação Municipal de Tecnologia de Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares da Costa, participaram de uma palestra com Galeno Amorim, ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional e idealizador da Árvore de Livros, um novo conceito de biblioteca digital.

Para todos os presentes a importância da disponibilização das informações por meio digital e pela leitura está nas pessoas se apropriarem do conhecimento, da sua capacidade de transformar e agregar novos valores às vidas das pessoas. “O mais importante hoje é se apropriar do conteúdo, conseguir mudar no seu íntimo, se comunicar, mudar o seu modo de ser e, consequentemente, mudar a sociedade”, conclui Galeno.

Seguindo essa perspectiva foi apresentada a  biblioteca virtual  Árvore de Livros que tem mais de 14 mil títulos digitais disponíveis para empréstimo. O funcionamento é o mesmo das bibliotecas tradicionais, o usuário pode acessar de qualquer dispositivo móvel e, até mesmo, sem acesso à internet.

Atualmente a Árvore de Livros é oferecida para empresas, prefeituras, bibliotecas e instituições que podem adquirir assinaturas e distribuir para os usuários. Já são mais de 300 municípios em todo o Brasil que tem disponível acesso à Árvore de Livros.

Como um dos grandes impasses quanto à disponibilização de arquivos digitais pelas bibliotecas é o direito autoral, a biblioteca digital adquire os exemplares de livros digitais diretamente das editoras e disponibiliza na plataforma o número de exemplares que foi comprado, como acontece nas bibliotecas tradicionais.

Além disso, a Árvore de Livros apresenta um diferencial importante que é a acessibilidade. Dentro da plataforma diversos recursos de acessibilidade estão disponíveis, os livros têm audiodescrição, audiolivro e há a possibilidade de aumento da fonte. “A plataforma é completamente acessível, então qualquer pessoa pode utilizar a ferramenta. Não tem nenhuma biblioteca com tanta acessibilidade”, mostra Galeno sobre a possibilidade de qualquer pessoa ler os livros.

Outro diferencial é que oferece ferramentas para professores acompanharem, por meio de relatório, a leitura dos alunos e criar uma biblioteca específica a para os seus alunos com livros indicados.

A proposta da Árvore de livros é expandir as possibilidades de leitura das pessoas e oferecer uma ferramenta de qualidade para ser usada na área da educação. Os que conheceram se empolgaram com a ideia apresentada.