Facebook Twitter Google Plus

EDUCAÇÃO
E APRENDIZAGEM

EJA Digital

Há 4 anos o programa EJA Digital atua para oferecer acesso e emancipação digital para alunos atendidos pela Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os professores receberam capacitação para atuarem na alfabetização digital e no letramento dos alunos. O conteúdo do programa está dividido em seis módulos aplicados em um ambiente virtual de aprendizagem criado por nós.Este programa foi reconhecido pelo Ministério da Educação em 2009 e novamente em 2012 e está presente no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC.

Em 2013 foram impactados mais de 6.000 alunos matriculados em 30 escolas do município de Santo André, em São Paulo. A iniciativa selecionou,formou e acompanhou durante todo o ano os educadores de informática responsáveis pelas aulas e por utilizar recursos digitais envolvendo todos os professores das outras disciplinas e não apenas os responsáveis pela informática educativa.

Ao longo do ano alunos e professores analisaram de forma crítica estes recursos, produziram conteúdos digitais e compartilharam no ambiente online, o resultado dessa experiência foi a elaboração do Jornal EJA em ação com textos, imagens e outros materiais produzidos pelos próprios alunos em 2013.

Jornal EJA em foco 2012 produzido pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 

• Aumento da motivação e diminuição da evasão;
• Atitude investigativa;
• Desenvolvimento da autoestima;
• Habilidades de escrita e leitura;
• Desenvolvimento de habilidades para o trabalho;
• Maior autonomia, fluência digital e envolvimento no uso das TIC.

“Com a EJA eu aprendi que Paulo Freire tem razão quando diz que ‘Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.’”
Vilma Bonfim, responsável pela formação dos educadores.