Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

28-05-2015

Aprendizagem adaptativa foi tema de palestra na Bett Brasil Educar

O Instituto Paramitas marcou presença no Bett Educar Brasil 2015 com a palestra Aprendizagem adaptativa: como as plataformas adaptativas podem fortalecer o desempenho dos alunos, dia 20 de maio, ministrada pela consultora pedagógica Mary Grace Andrioli. 

Mary Grace falou da importância da educação buscar soluções personalizadas, adaptando o ensino ao perfil de cada aluno para que ele possa aprender conforme suas necessidades, características e ritmos. Compara com a dinâmica do professor de academia, onde o público é muito diversificado e com ritmos diferentes, e precisa planejar um treino diferente para cada um de seus alunos. “A mesma coisa é na sala de aula, precisamos saber o que eles querem e o que precisam aprender para assim formular os caminhos diferenciados e acompanhar o desenvolvimento individual de acordo com o ritmo de cada aluno”, complementa.    

Dentro do tema aprendizagem adaptativa a consultora pedagógica do Instituto aponta alternativas que possam auxiliar o professor a lidar com alunos tão diferentes e ao mesmo tempo garantir que o resultado apareça. Enfatizou que essa metodologia, hoje, é ainda mais viável com a ajuda da tecnologia que fornece diversas plataformas adaptativas.  “Geralmente, uma plataforma adaptativa tem atividades diferenciadas, então precisa de uma equipe pedagógica na escola que a planeja, pois é importante ter um grupo que pense nessas atividades diferenciadas para determinados perfis de alunos, aproveitando de verdade as potencialidades dos alunos”, completa Mary.

A pedagoga também falou sobre oferecer atividades diferentes para os alunos e não se limitar a recursos, pois a internet é apenas uma ferramenta para a realização de uma aprendizagem adaptativa. Também destaca o cuidado em criar diferentes formas de avaliações, para conseguir avaliar todas as habilidades necessárias dos educandos. “Precisamos pensar nas as formas de acesso ao conhecimento, que nem sempre são iguais para todas as pessoas”, afirma.

           

Por Manoela Bueno