Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

07-07-2015

"ECA" está na Escola!

O Estatuto da Criança e do Adolescente é um importante instrumento para garantir os direitos e deveres de quem mais precisa: a criança e o adolescente.

Para garantir que sejam bem comemorados os 25 anos desse estatuto, preparamos alguns planos de aula que nos ajudam de uma forma lúdica conhecer e instruir sobre os direitos essenciais nele contidos. O neologismo "ECA está na escola!" nos traz a partir das diferentes atividades propostas um formato interessante de abordar o tema em diferentes níveis de ensino.

 

 

A invenção da infância

  Será que quando for domingo, todas as famílias do Brasil terão seu  momento de lazer, descanso e comunhão? A realidade de lugares menos  desenvolvidos vem à tona a partir do filme "A invenção da infância",  denunciando um fato que há muito tempo assola nosso país a violação do  principal direito da criança e do adolescente: a educação.

 >>Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

 

Minhocas

  Quantas vezes nós damos vida as coisas que nos cercam? A vida de um  brinquedo especial, ou de uma comida, um objeto esquisito. Nossa  imaginação caminha por lugares que são muito improváveis e não há  limites, nem pedágios para isso; o curta Minhocas é um bom exemplo  disso! Passeando pela realidade desses pequenos animais invertebrados  poderemos no plano a seguir brincar de construir o mundo que os cerca!

 >>Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

 

Ratos de Rua

  Diariamente quanta sujeira e destruição presenciamos nas ruas das  grandes metrópoles? O curta Ratos da Rua, nos traz como referência as  crianças, que estão em situação de vulnerabilidade social, sem nenhuma  garantia dos direitos que são assegurados pelo Estatuto da Criança e do  Adolescente. A realidade do vício, da miséria e a falta de compaixão da  sociedade, que muitas vezes é apática a essa questão, está colocada em  cheque na reflexão a seguir com os alunos, a partir da discussão em sala  de aula.     » Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

Crianças da Casa Grande

  Nessa Casa Grande tem muita gente pequena fazendo arte, utilizando da  música como um refúgio depois de um dia cansativo de trabalho. As  realidades se confrontam na roça e na metrópole. As crianças que vivem  nos interiores do nosso país e que trabalham na lavoura têm seus direitos  garantidos por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente? Fica a  questão para refletir com a turma, identificando no Vale do Cariri a forma  especial com que as crianças têm acesso à cultura e educação.

                                                        » Veja nossa sugestão de Plano de Aula!

 

Quer usar mais curtas-metragens na sua aula? Acesse o Curta na Escola