Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

28-01-2016

Equipe é certificada no programa Google para Educação

A equipe do Instituto Paramitas começou o ano estudando as ferramentas Google para Educação para realizar os testes que aconteceram no mês de janeiro. O resultado do esforço foi a aprovação dos profissionais João Motta, Manoela Bueno, Rick Boaventura, Alexsandra Luiza, Tiago Oliveira, Jaques Palma, Victoria Rodrigues e Ramon Tavares, certificando todos como Google Educators.

Desde o final do ano de 2015, a equipe foi submetida a cinco avaliações sobre os aplicativos Drive, Gmail, Calendar, Sites e Chrome. Os testes são necessários para habilitar os educadores a ministrar oficinas e workshops sobre a implementação, integração e uso dos aplicativos nos processos educacionais.

O Instituto Paramitas é a primeira ONG parceira oficial do Google para Educação, habilitada para realizar a formação de professores para o uso das ferramentas e aplicativos. Para a gerente pedagógica, Heloisa Steffen, o trabalho desenvolvido pelo Instituto está em consonância com a Google. “Uma coisa interessante que vemos é que a Google possibilita o acesso à internet e a ferramentas, e a causa do Instituto Paramitas é, também, facilitar o acesso a essas ferramentas digitais. Como parceiros estamos completamente alinhados em nossos papéis”, ressalta ela.  

O processo de formação envolveu os profissionais que atuam em Feira de Santana (BA) e São Paulo (SP). Nos intervalos entre os testes a equipe se reuniu para compartilhar experiências, tirar dúvidas e descobrir todas as utilidades que as ferramentas Google para educação podem oferecer. Além disso, contaram com o apoio de outros educadores, já habilitados.

“Foi um processo de trabalho em equipe, estudamos e aprendemos conjuntamente a cada dia de estudo”, conta Manoela Bueno sobre a rotina de estudos. E Alexsandra Luiza completa: “foi um trabalho muito colaborativo e fomos juntos descobrindo opções das ferramentas e indo além das apostilas”.

Os aplicativos Google para Educação oferecem muitas alternativas para os educadores potencializarem as suas atividades dentro e fora da sala aula, auxiliando no planejamento e nas correções de trabalhos. Essa foi uma oportunidade de redescobrir os aplicativos, a preparação para os testes possibilitou que cada um aprofundasse os conhecimentos e aplicassem. “As ferramentas otimizam nosso tempo de trabalho e podemos executar com perfeição qualquer atividade que quisermos fazer. Ao entrar no grupo de estudos acabei descobrindo opções nos aplicativos que me ajudam a executar com mais rapidez e eficiência trabalhos que envolvam a utilização de ferramentas tecnológicas”, conta Victória Rodrigues.

 

Formações aplicadas pelo Instituto Paramitas

Em 2015 o Instituto Paramitas formou professores da Escola Eli Queiroz, em Feira de Santana (BA), e do Liceu Franco Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), para a utilização e implementação das ferramentas Google para Educação. As formações contaram com um diagnóstico situacional, avaliação, integração dos apps, suporte e certificado.

A formação Google para Educação se estendeu também para a área administrativa dos colégios, alinhando as formas de trabalho de todas as equipes.