Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

20-11-2018

Google sala de Aula - como tema de TCC de Alunos do CEEP Áureo de Oliveira Filho

Aconteceu no dia 20 de novembro de 2018,  no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho a apresentação do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso de alunos do Centro.

A convite da Professora e Orientadora Anália Emília Barbosa Ferreira de Souza, a Professora Claudia Stippe fez parte da Banca avaliando o TCC como parte dos requisitos para obtenção do título de Técnico em Informática das alunas Gleisielle Ribeiro Passos, Emily Souza da Silva e Mariane da Silva Santana, com o tema: Ferramenta Computacional para o Ensino a Distância no apoio ao Ensino Presencial.

O tema de pesquisa  surgiu  a partir do envolvimento da escola no programa e-NOVA Educação, que alinha-se ao Programa Educar para Transformar, criado pelo Governo do Estado Bahia, por meio de sua Secretaria da Educação, que tem como objetivo levar as tecnologias digitais para dentro da sala de aula e queiIntegra o acesso à internet com dispositivos móveis, computadores e Chromebooks, e à implementação do G Suite para Educação em parceria com o Google Inc. dos Estados Unidos. Além disso o programa oferece treinamento para educadores da Rede Estadual da Bahia,  no uso pedagógico de tecnologias educacionais, em parceria com o Instituto Paramitas, Partner oficial da Google para estas formações e certificações.

A fase piloto foi iniciada em agosto de 2017,  com a participação voluntária de vinte escolas dos mais variados tipos e em todas as regiões do Estado. Como resultado, cerca de 800 professores obtiveram certificação nacional emitida pelo Instituto Paramitas e, destes, mais de 130 obtiveram a certificação internacional como Google Educator. Em 2018 o programa avança para 508 escolas e ganha escalabilidade. 

O CEEP Newton Sucupira é uma das escolas que adere ao programa em 2017 participando das formações, com um total de 28 educadores inscritos e tendo 5 educadores e 2 alunos com a certificação Oficial da Google. 

Assim no ano de 2018, com a continuidade do programa na escola e a chegada dos Chromebooks e internet,  as alunas motivadas pela sua orientadora pensaram em analisar como o uso desta ferramenta pelos docentes estavam impactando os processos de ensino e aprendizagem,  o que resultou em análises muito proveitosas para o programa e-NOVA Educação alinhar as ações de formação junto aos educadores,  em busca de um uso mais eficiênte dos aplicativo Google para educação disponilizados como auxiliares no processo de ensino e aprendizagem. 

 

Participaram da Banca, além da professora Claudia Stippe, o professor Gean Paulo Trabuco Lima do CETEP -  Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão e o professor Osmar Ribeiro que faz parte do quadro de professores do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho.

Nesse mesmo dia aconteceu também a apresentação do TCC dos alunos Maurício Cordeiro Ribeiro, Thiago Teles dos Santos e Tiago Silva de Almeida, que teve como tema FONOXX: Ferramenta Móvel para o auxílio no Tratamento do Fonoaudiólogo.