06-07-2020
Em parceria formada entre o Instituto Paramitas e o Instituto Federal de Sergipe, iniciamos esse segundo semestre de 2020 com a formação de aproximadamente 500 servidores e professores dos Campi do IFS, para o uso das Ferramentas GSuite for Education.
A justificativa para esse pleito, foi feita pela PRO- Reitoria de Ensino | PROEN.
Alysson Santos Barreto o Pró-Reitor de Ensino, apontou a necessidade do aprimoramento da capacidade técnica dos professores e equipes multidisciplinares que atuam nos campi do IFS para que possam mediar situações de ensino e aprendizagem apoiadas por ferramentas digitais de ensino, nesse momento de pandemia do novo coronavírus e de distanciamento social.
O Instituto Federal de Sergipe se encontra com o calendário acadêmico suspenso desde o dia 17 de março de 2020, após publicação da portaria 928/2020 e suas prorrogações. No entanto, uma comissão foi instituída para estudar as possibilidades de ensino remoto a partir da portaria 1.227/2020, cujos trabalhos se encontram na etapa final de consolidação das contribuições dos servidores e aprovação de regulamento nas instâncias superiores.
Nesse contexto, o IFS vinha utilizando o SIGAA como plataforma para interação dos seus docentes com os alunos. Essa plataforma mostrou problemas de uso, em virtude das diferenças existentes na versão mobile para a desktop.
Sabendo que 97% dos alunos possuem acesso à internet através do celular, se tornou fundamental que a instituição promovesse a ação de capacitação dos docentes para uso da plataforma Google através das ferramentas G Suite for Education. |
Considerando a Portaria IFS no 1516, de 09 de Junho de 2020 que autoriza o curso de formação em "Ferramentas G Suite for Education" com carga horária de 120h como atividade de formação continuada obrigatória para docentes do Instituto Federal de Sergipe com oferta prevista para Julho/2020.
Não obstante, o IFS possui parceria com o Google, e já dispõe de acesso às ferramentas elencadas, desde 29 de agosto de 2016. Contudo não tiveram até o momento incentivo e capacitação técnica que facilitassem o seu uso como potencializadora de novas práticas de ensino e aprendizagem na instituição.
Assim, o Programa de formação em ferramentas G Suite for Education, foi lançado em junho de 2020 e os servidores beneficiados realizaram o pedido de pré-matrícula diretamente para a PROEN, que alinhou as ações e colocou no ar o curso a partir do dia 06 de julho de 2020, com a parte intordutória e a Live de abertura oficial no dia 09 de julho.
A presidente do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe, epera que essa ação incentive outros Institutos e Universidades Federais que também foram beneficiados com essa parceria junto ao Google, a promoverem a capacitação dos docentes para uso da plataforma Google através das ferramentas G Suite for Education, facilitando o processo de ensino remoto, nesse momento de distanciamento social.