08-08-2023
Ao longo de seis anos de execução do programa, e cinco anos de uso, os tablets da Multi têm se destacado como ferramentas indispensáveis para tornar as aulas mais dinâmicas e interativas no Projeto Aula Digital. Além de sua durabilidade comprovada, esses equipamentos proporcionam uma experiência enriquecedora de aprendizado, impulsionando a inovação educativa em sala de aula.
Os resultados obtidos evidenciam que os tablets da Multi possuem uma longa vida útil, garantindo seu valor ao longo do tempo. Esses dispositivos são mais do que apenas úteis para as aprendizagens envolvidas no programa; eles se tornaram elementos essenciais para promover um ambiente de ensino moderno e eficiente.
Desde 2018, o Aula Digital já proporcionou o acesso a mais de 35.429 equipamentos em todo o Brasil, sendo que somente em Sergipe foram distribuídos impressionantes 19.995 tablets.
A presidente do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe, ressalta que disponibilizar conteúdo digital para os educadores não é suficiente se os equipamentos não forem capazes de resistir ao uso e manipulação pelas crianças. Segundo ela, a qualidade excepcional dos equipamentos fornecidos pela Multi é evidente, tanto pelo uso contínuo nas escolas quanto pela sua resiliência durante o período em que ficaram inativos devido à pandemia.
“Quando iniciamos o Projeto Aula Digital, em 2017, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, aqui no Estado de Sergipe, a nossa maior preocupação era trazer um projeto com conteúdos pedagógicos significativos e vinculados ao currículo e a BNCC. Que envolvessem a inovação educativa, mas que também os equipamentos doados para as redes públicas fossem de qualidade", reconhece.
Avalia ainda que, entre os inúmeros aspectos positivos do programa, a durabilidade dos equipamentos se destaca. Segundo sua análise, não ter os tablets quebrando garante um tempo necessário para que os professores amadureçam em relação ao uso da tecnologia no cotidiano escolar, tornando-a uma presença perene e capaz de gerar bons resultados no processo de ensino e aprendizagem.
Dessa maneira, a longevidade dos equipamentos é fundamental para garantir que os professores tenham tempo suficiente para explorar e dominar o potencial educacional da tecnologia. Com o amadurecimento gradual, eles podem aproveitar ao máximo as ferramentas digitais, integrando-as de forma eficaz nas práticas pedagógicas e promovendo uma experiência de aprendizado enriquecedora para os alunos.
"Agora, com cinco anos de uso dos equipamentos nas mais de 600 escolas públicas de Sergipe, temos apenas 3% dos tablets que foram distribuídos descartados e com um impacto zero nos processos do uso das tecnologias digitais em sala de aula", comenta. Conforme a avaliação da presidente do Instituto Paramitas, o Aula Digital exemplifica de maneira concreta como a educação pode se beneficiar do uso adequado da tecnologia, proporcionando aos alunos uma preparação sólida para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma engajada e crítica.
Professora Solange Vilas Boas | Diretora Fernanda Santos |
A professora Solange Vilas Boas, da Escola Municipal Frei Fernando em São Cristóvão, destaca que o uso dos aparelhos tem permitido tornar suas aulas mais dinâmicas, atrativas e envolventes para os alunos, que demonstram entusiasmo e prazer em aprender com o auxílio da tecnologia. "Todos os recursos tecnológicos que estão dentro da maleta digital estão bem conservados e funcionando perfeitamente. Já utilizei o projetor em sala de aula, e alguns tablets apresentam dificuldade para ligar. No entanto, é importante ressaltar que são poucos, pois a maioria funciona bem", relata a docente.
A diretora da unidade de ensino, Fernanda Santos, afirmou que o uso dos tablets é de suma importância para a instituição. Ela enfatiza que os estudantes fazem uso desses equipamentos desde 2018, ou seja, já há bastante tempo. "O uso da maleta digital é benéfico para a escola”.
O técnico e assistente de projetos, Luciano Souza, ressalta a importância de um bom uso e cuidado contínuo com os aparelhos nas escolas, mesmo considerando a durabilidade. Cuidados como por exemplo não deixar os tablets em locais úmidos, realizar os carregamentos conforme o tempo necessário.
Luciano Souza | Coordenadora Priscila Almeida |
"No Aula Digital, utilizamos tablets que possuem características perfeitas para o nosso público: são duráveis, resistentes e os alunos gostam de utilizá-los. Os professores elogiam bastante sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem", comenta. Ele ressalta que os docentes não acreditavam que os equipamentos durariam tanto tempo. “O projeto é executado desde 2018 e os alunos utilizam os tablets toda semana. Estamos com 97% do Parque tecnológico funcionando plenamente. Então, um erro de 3% é ínfimo”, demonstra Souza.
A coordenadora da Escola Municipal Frei Fernando, Priscila Almeida, informa que foi realizado um trabalho de conscientização na instituição, no qual os alunos receberam instruções sobre a importância de cuidar adequadamente dos equipamentos. "Esse material está conosco desde 2018, e ao longo dos últimos cinco anos, buscamos promover a aprendizagem de nossos alunos por meio do uso desse conjunto de recursos tecnológicos, que servem como suporte pedagógico. Com o uso da tecnologia, as crianças conseguem desenvolver cada vez mais suas habilidades de aprendizagem, integrando-as ao contexto de suas vivências no mundo”, diz.
Claudia Stippe destaca que o Projeto Aula Digital desempenha um papel significativo na eficácia da aprendizagem dos alunos. Ela ressalta a importância crucial da tecnologia educacional nesse processo. "Sem equipamentos de qualidade, não é possível garantir a continuidade dos processos de formação tanto para os professores quanto para os alunos. Conteúdos e equipamentos de qualidade são recursos inseparáveis. A qualidade deve estar presente tanto nos conteúdos quanto nos equipamentos disponibilizados."finaliza.
Por Assessoria de Comunicação