Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

25-04-2012

Escreva melhor acessando estes sites

20 dicas de dificuldades em Língua Portuguesa

Se você quer ajudar melhor seus alunos na aprendizagem da escrita, se eles apresentam dúvidas sobre o  uso do “há” ou “a”, “ao encontro de” ou “de encontro a”, “afim” ou “a fim”, “onde” ou “aonde”, e muitas outras dúvidas, aqui vão 20 dicas para aprender melhor sobre língua portuguesa! De forma fácil e com exemplos simples, o portal Carioca no Cerrado é ideal para os impasses de última hora.

 

Educopedia

A educopedia é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, uma plataforma de aulas digitais gratuitas para todo o ensino fundamental. Aqui destacamos as aulas de língua portuguesa, que assim como as outras, também contam com diversos recursos multimídia para facilitar a aprendizagem: vídeos, jogos, textos e planos de aula para apoio ao professor. O site sempre é atualizado com novos conteúdos e tem contribuído significativamente não apenas com os professores do RJ, mas também de todo o Brasil, uma vez que o conteúdo é disponibilizado a todos por meio do site www.educopedia.com.br 

 

Erros gramaticais comuns na hora de escrever

Este  site traz os erros mais comuns do português, considerando a norma padrão como referência.

 

Erros comuns na internet

 

Informação rápida, a todo vapor. Mas e a gramática, e a pontuação? Hoje em dia, com a velocidade da internet e da informação, é muito comum encontrar erros gramaticais na internet, e, muitas vezes até, em sites de grande repercussão. Para não cometer os erros mais comuns, siga as dicas do site Assuntos legais.

QUIZ sobre Reforma Ortográfica

Quais palavras perderam o acento agudo? Como ficou a situação dos hífens e quais as regras para decorar? O que houve com o “trema”? Todas estas e outras dicas sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que está em vigor desde 2008 e só agora é oficial, você vai encontrar neste site do Racha cuca.

 

Jogo dos erros ortográficos

Que tal aprender e decorar aquelas “pegadinhas” da Língua Portuguesa de uma forma divertida? O site Educar para crescer criou um Jogo dos Erros que pode até ser usado com os alunos em sala de aula. Divirta-se!

 

(Por Vilma Bonfim e Cláudia Levy)