Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

22-11-2012

Paramitas participa de ciclo de oficinas em escola inovadora

No dia 8 de outubro, o Instituto Paramitas foi convidado pela Escola Municipal Presidente Campos Salles, em Heliópolis, para participar de uma oficina como parte das ações do projeto “Escola que Inova”. Na ocasião, a coordenadora de projetos do Paramitas Renata Mandelbaum apresentou aos professores do colégio o Encontro Internacional de Educação 2012-2013, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo,que conta com a parceria executiva do Instituto Paramitas. 

“A escola possui uma metodologia bem inovadora, baseada na concepção da educação democrática. Por isso, as salas de aula foram transformadas em salões com mesas onde os alunos se agrupam e vários professores dão suas aulas ao mesmo tempo”, explica Renata. 

O projeto “Escola que Inova” é uma iniciativa do Instituto Natura com parceria da Fundação Telefônica. Seu objetivo é justamente desenvolver e conceber este ano este modelo de aprendizagem fundamentado nos usos da Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs). Além da Campos Salles, a escola Amorim Lima, situada no bairro do Butantã também participa do projeto. 

A proposta de ensino inovadora da escola é baseada em métodos educacionais da Escola da Ponte, localizada em Portugal. A ideia é que, através dessa proposta, ocorra uma maior interação entre os alunos a fim de ensiná-los sobre princípios de autonomia, solidariedade e responsabilidade.

O intuito da oficina foi apresentar o Encontro como opção para que os educadores possam se atualizar, trocar experiências, debater e ampliar seus conhecimentos. O encontro traz a possibilidade de formação de maneira bastante flexível, no que diz respeito ao tempo e aos temas de interesse.  Sabendo disso, a coordenadora do projeto Márcia Padilha, sugeriu a divulgação dessa iniciativa para esse grupo de docentes, tendo em vista a rotina e expectativas apresentadas por eles em momentos de conversa anteriores. 

A oficina teve a duração de uma hora e meia. Inicialmente, os professores foram convidados a refletir sobre os desafios de docentes e alunos do século XXI. Em seguida, foi apresentado o Encontro, junto com alguns dos materiais disponíveis no ambiente, além da forma de inscrição.

Mandelbaum conta que a oficina atingiu bons resultados. “Percebi que os educadores que não conheciam o Encontro, ficaram entusiasmados e motivados a participar das atividades que ele oferece. Outros professores já conheciam o projeto, mas não tinham entendido muito a sua dinâmica. Porém após as oficinas, manifestaram-se para dizer que conseguiram esclarecer suas dúvidas.” 

 

Fonte:

Portal do MEC – http://www.mec.gov.br/


(Por: Mauro Castro)