Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

27-04-2023

Vitória de Santo Antão celebra a nova fase do Projeto Aula Digital

Na manhã desta quarta-feira, 26, formadores e equipe gestora do Projeto Aula Digital, além de professores da Rede Municipal de Ensino da Vitória de Santo Antão (PE), se reuniram, no Teatro Silogeu, no Instituto Histórico, para o Lançamento da nova fase do Projeto Aula Digital. Na ocasião, também foi firmada a pactuação entre a Secretaria de Educação local, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Paramitas como parceiro executor. 

Para a presidente do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe, o envolvimento da Fundação Telefônica Vivo e da Secretaria Municipal da Vitória de Santo Antão é fundamental para o sucesso do projeto. 

“O Instituto Paramitas atua como parceiro executor do Aula Digital. A iniciativa tem bons resultados porque contamos com o trabalho de profissionais altamente capacitados.  Em Vitória de Santo Antão, estamos desde o ano de 2019 e, atualmente, são 51 escolas atendidas, envolvendo 153 educadores e impactando 3.213 estudantes tanto pelos processos formativos, quanto pelo desenvolvimento de competências digitais e aprendizagens inovadoras”, esclareceu Claudia Stippe, ao comentar que em 2023 o projeto passa a contribuir também para o ensino e aprendizagem da matemática.

 


O secretário da Educação da Vitória de Santo Antão, professor Carmelo Souza, também reconheceu que o Aula Digital é um projeto de suma importância para promover melhorias na educação do município. “É uma grande satisfação poder contar com esta parceria em nossa cidade, pois todo o projeto que vem para contribuir com o ensino de nossos jovens é de grande proveito para todos. Somos uma cidade com muito potencial e a escola é uma ponte para um futuro promissor”, apresentou.

 


Segundo a formadora Amanda Barbosa, a educação da Vitória de Santo Antão celebra esta nova fase do Aula Digital. “São nestes encontros que reforçamos nossa parceria e envolvimento de todos no projeto, juntos podemos ir mais longe. Conseguimos reunir muita gente: A Secretaria da Educação do Município, professores, gestores, representantes da Fundação Telefônica Vivo, a equipe do Instituto Paramitas, responsáveis pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal e servidores. Dessa forma, todo mundo colaborando para o mesmo objetivo: ajudar nossos alunos a aprender mais com o projeto Aula Digital”, se comprometeu a educadora. 

 

 

Conforme observou a embaixadora e professora da Escola Municipal Rosa Amélia, Cristianne de Lima Santos, o propósito é fazer com que os estudantes das escolas públicas contem com um ensino de qualidade.
“Os professores estão envolvidos e empenhados para realizar as atividades com as ferramentas e recursos digitais”, afirmou. 

 

 

Projeto Aula Digital contará com ensino de matemática

O Aula Digital visa facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças em risco de vulnerabilidade social, baseado em quatro pilares: Inspirar (Formação continuada de professores); Experimentar (Formação em serviço de educadores); Personalizar (Equipamentos, Plataforma e Conteúdos Digitais) e Ir Além (Fortalecimento do Ecossistema de Inovação).


Integrando a programação do evento, a diretora pedagógica do Mathema, professora Crisitiane Chica, proferei a palestra  Sensibilização sobre a Matemática”. Para a educadora, é necessário que os estudantes desenvolvam o pensamento lógico.  “Quando a gente fala em aprender matemática de qualidade significa ir para além do trabalho com as quatro operações”, ressaltou.

 

 

 

 

 

A nova fase do projeto terá como foco o ensino de matemática junto à Rede Municipal e de Educação. “O Aula Digital tem como propósito contribuir com a aprendizagem de matemática por meio da formação qualificada de professores e uso de recursos pedagógicos digitais nas escolas”, destacou o formador Valdison Melo, ao elogiar as capacitações realizadas pelo projeto. 

 

 

Apresentação Cultural e Escolas homenageadas

Os participantes foram recepcionados com apresentação cultural da Orquestra do Centro Musical da Vitória (Cemuvi). Integrando a programação do evento, houve também homenagens às escolas vencedoras do Prêmio “Hora da Ação”, são elas: Escola Municipal Manoel Cavalcante de Albuquerque, Escola Municipal Manoel Domingos de Melo, Escola Municipal Rosa Amélia de Queiroz e Escola Municipal Lídia Queiroz Costa.  

 

Composição da mesa

A composição da mesa de abertura dos trabalhos contou com a presença da presidente do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe, da embaixadora e professora da Escola Municipal Rosa Amélia, Cristianne de Lima Santos, da diretora de ensino da Secretaria Municipal da Educação da Vitória de Santo Antão, professora Heronita Melo, da consultora de projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo, Renata Salomé e do secretário Municipal da Educação da Vitória de Santo Antão, professor Carmelo Souza da Silva.

  

 


Fotos: Roberto Silva/PCVSA

*Com informações da Ascom Vitória de Santo Antão