Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

04-10-2024

Visita da Profuturo Espanha e Fundação Telefônica em Vitória de Santo Antão -PE

No dia 3 de outubro, o município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, foi palco de uma visita significativa para a educação local e o Projeto Matemática ProFuturo. O encontro contou com as presenças de Magdalena Brier, Diretora do ProFuturo, Lia Glaz, Diretora da Fundação Telefônica Vivo, e Lia Roit, Gerente de Projetos Educacionais da Fundação Telefônica Vivo. 

Foram recepcionados pela equipe da Secretaria Municipal de Educação de Vitória de Santo Antão, incluindo o Secretário de Educação, Professor Carmelo Souza, a Diretora de Ensino, Heronita Dantas, e Ellen Karla, Técnica Educacional do Núcleo de Tecnologia (NTM) e Ponto Focal do Projeto Matemática ProFuturo. A visita destacou o importante papel dos profissionais da rede no desenvolvimento do projeto, reafirmando o compromisso em melhorar a qualidade do ensino na cidade por meio de ações estratégicas junto às escolas.

Representando o Instituto Paramitas, parceiro no desenvolvimento de projetos educacionais na região, estiveram presentes a Diretora, Profa. Claudia Stippe, a Analista de Projetos, Profa. Ana Silvia Oliveira, a Auxiliar de Projetos, Profa. Amanda Barbosa, e a Formadora, Profa. Ivy Ribeiro. Durante a visita, foram compartilhadas  as perspectivas e reforço do compromisso com a educação, além de impulsionar o processo formativo dos educadores locais.

Ainda, como convidados tivemos a contribuição  significativa, dos Professores Joabson Pereira - Embaixador da E.M. Mariana Amália e Atalys Oliveira - Embaixadora da E.M. Prof. Maria Isabel Alvares.  Ambos enriqueceram o diálogo com os presentes apresentando o trabalho do embaixador, educador referência das escolas que atuam como mobilizadores das ações do Matemática ProFuturo.

Os encontros ocorreram na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e na Escola Municipal Otacílio Severino dos Santos, onde a equipe teve a oportunidade de dialogar com as professoras Malba e Rita. Além disso, foi possível conhecer de perto a realidade da escola rural e o impacto positivo que o Projeto Matemática ProFuturo tem gerado na aprendizagem das crianças. Ficou claro que todas as ações do projeto são construídas com dedicação, carinho e respeito aos educadores, que demonstram comprometimento genuíno com a educação e formação dos estudantes.

Durante a visita, foi evidente o resultado de um trabalho colaborativo e dedicado. As devolutivas feitas pelos parceiros e pelas escolas mostraram como o projeto tem sido personalizado para atender às necessidades específicas de cada contexto escolar, fruto do relacionamento estreito e da parceria efetiva entre todos os envolvidos. Esse encontro reafirmou a importância do diálogo e da colaboração para a construção de uma educação transformadora e de qualidade, promovendo o crescimento dos educadores e estudantes de Vitória de Santo Antão.

Ao final, levamos uma reflexão inspiradora: “Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao andar”, citando o poeta Antonio Machado, como um lembrete de que o progresso na educação é construído passo a passo, com esforço e colaboração.