Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-05-2023

Formadores do Aula Digital realizam visitas às Escolas Municipais da Vitória de Santo Antão

Aprendizado, troca de experiências, integração e compromisso são algumas das palavras-chave que marcam a Formação Aula Digital na Rede, tem a Matemática como foco e traz  com a oferta presencial, visitas,  aulas orientadas na busca pelo uso autônomo dos professores da Plataforma Matemática Profuturo nas Escolas Municipais da Vitória de Santo Antão (PE), que acontecem no período de 22 a 31 de maio. Estas atividades fazem parte da Jornada Matemática Encantadora que tem como objetivo a implantação da nova plataforma de Matemática ProFuturo. O projeto é uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com a Fundação La Caixa e tem como parceiro executor o Instituto Paramitas.

A diretora de inovação do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe, reforça que em 2023 o projeto contribuirá também para o ensino e aprendizagem da matemática. “O projeto está em Vitória de Santo Antão desde 2019  e o compromisso e responsabilidade da Fundação Telefônica Vivo e da Secretaria Municipal de Educação  fortalecem as ações desenvolvidas aqui pela nossa equipe local juntamente com a equipe do Núcleo de Tecnologia Municipal que muito tem nos apoiado”, salienta. "Outro diferencial das ofertas formativas que fazemos para os territórios são às aulas orientadas e visitas de apoio, para que os professores fortaleçam suas práticas com o verdadeiro letramento digital." completa a professora.  

Durante as visitas, os formadores orientam os professores e, além disso, esclarecem as dúvidas acerca da Matemática ProFuturo e instruem os alunos sobre o uso dos equipamentos. As unidades de ensino que fazem parte desta primeira etapa formativa e que recebem as visitas dos formadores são: Escola Municipal Engenho Cacimbas, Escola Municipal Otacílio Severino, Escola Municipal Manoel Cavalcante, Escola Municipal Mariana Amália e Escola Municipal Rotary. 

“As visitas às Escolas Municipais de Vitória de Santo Antão são de grande relevância para agregar os nossos conhecimentos junto aos educadores comprometidos com uma educação mais justa e igualitária. Nós formadores e os professores estamos compartilhando momentos incríveis nas unidades de ensino”, afirma o formador Valdison Melo.

Formação Presencial Matemática ProFuturo

Valdison Melo relembra que na semana passada, entre os dias 18 e 19 de maio, na Escola Municipal Três de Agosto, aconteceu a Formação Presencial Matemática ProFuturo, para estas escolas da primeira etapa e que faz parte da trilha formativa iniciada  com o Webinário Matemática Encantadora. Neste encontro, foram realizadas diversas atividades visando mostrar que o ensino da matemática pode acontecer de maneira mais atrativa e dinâmica, integrando atividades que o professor já conhece com materiais concretos e depois indo para o uso de jogos gamificados nos tablets.  

 

Alunas do 1o Ano da E.M. Engenho Cacimbas

Time comprometido

Os formadores Alisson dos Santos Pereira e Jaislaine dos Santos Cruz que fazem parte da equipe do projeto Aula Digital em Sergipe, conduziram as atividades juntamente com o apoio do formador local Valdilson Melo e Amanda Barbosa da Silva, nossa auxiliar de projetos. 

“Durante a formação tivemos a presença e colaboração do Núcleo Municipal de Tecnologia (NTM), assim como da Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, compartilhamos práticas pedagógicas inovadoras voltadas para o ensino da Matemática com o uso da maleta digital. Além disso, percebemos o envolvimento dos educadores durante as atividades e discussões desenvolvidas na formação”, explica Amanda Barbosa Silva. 

Segundo a formadora, os educadores saíram motivados para colocar em prática seus planejamentos criados na formação. “Nesta semana, durante as visitas às Escolas Municipais, estamos esclarecendo as principais dúvidas dos docentes que já estão aplicando na prática os conhecimentos compartilhados durante a formação presencial”, diz. 

Time do Instituto Paramitas  junto com a equipe do NTM

Organizando a formação presencial

Aula Digital

O projeto Aula Digital faz parte do ProFuturo, um programa global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária “la Caixa” presente na África, Ásia e América Latina. No Brasil, o Aula Digital iniciou em 2017, em Manaus (AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Logo em seguida, chegou a Sergipe, em parceria com as secretarias estadual e municipais de educação, que trabalham em regime de colaboração com o estado. Em 2018, a iniciativa englobou a rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão (RS). Já em 2019, passou a atender escolas municipais de Goiânia (GO) e de Vitória de Santo Antão (PE).


 

*Assessoria de Comunicação

*Por Lívia Lessa