05-06-2023
Os formadores do Aula Digital realizam visitas presenciais às escolas. Em Sergipe são 599 unidades de ensino atendidas pelo Projeto, destas são 136 da Rede Estadual e 463 das Redes Municipais e impacta diretamente, neste ano de 2023, 85.000 alunos e 2.840 educadores. O projeto é uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com a Fundação La Caixa e tem como parceiro executor o Instituto Paramitas.
As visitas tiveram início no dia 2 de maio e prosseguem até o dia 14 de julho. O propósito é que neste espaço temporal todas as unidades de ensino que contam com o Aula Digital recebam as orientações dos formadores e todos os professores que atuam com os anos iniciais e finais sejam atendidos de maneira personalizada juntamente com suas turmas.
A analista de projetos II, professora Ana Silvia Conceição de Oliveira, destaca que essa ação é uma oferta formativa em serviço porque acontece nas escolas. De acordo com ela, esse é um momento muito significativo porque conta com a presença dos formadores nas unidades de ensino, auxiliando in loco, ou seja, no chão da escola, junto a todos os professores com suas respectivas turmas.
Oferta formativa
“O objetivo das visitas presenciais nas escolas é realizar com os professores momentos de orientação em sala de aula, que chamamos de aula orientada. É o momento onde cada professor estará revisitando os conteúdos da plataforma ProFuturo, retomando as aprendizagens que envolvem o uso dos equipamentos do projeto Aula Digital, da plataforma e dos conteúdos pedagógico digitais. É uma experiência de aprendizagem entre o professor e o formador responsável pelo atendimento da escola, que leva orientação pedagógica do uso dos recursos. Além disso, o momento formativo é também o momento de experimentar o uso com os alunos uma experiência de criação e realização de aula e de colocar em prática, de forma integrada, os conteúdos do projeto Aula Digital com os conteúdos que são trabalhados com a referência curricular de Sergipe na Rede Estadual ou nas Redes Municipais atendidas”, explica Ana Silvia.
Importância da aula orientada
A formadora Tatiane Teixeira reconhece que as visitas são importantes para dirimir as dúvidas dos professores acerca da Plataforma ProFuturo e uso dos equipamentos, tanto para os professores recém-chegados às escolas, quanto aos que já conhecem o projeto. Conforme observado por ela, o mesmo acontece com os estudantes que ainda não tiveram contato com os recursos tecnológicos.
"Durante a aula, a gente vem para sala de aula orientar esse professor quanto ao uso dos equipamentos tecnológicos e caso ele tenha dúvidas já são esclarecidas e se tiver algum problema a gente já explica também como solucionar. Isso porque, às vezes, é um problema simples, é uma conexão de um tablet que não funcionou e basta verificar se o wi fi está conectado na maleta. Dessa maneira, esses detalhes a gente já vai ensinando para os professores e, além disso, é um momento de uma orientação, personalizada, porque um determinado professor pode ter uma dúvida diferente do outro. É um momento muito gratificante, porque a gente acompanha in loco como que esse aluno recebe essa aula e como é importante o uso da tecnologia e o quanto pode auxiliar nesse processo de ensino e aprendizagem”, ressalta.
As visitas às escolas estão a todo vapor mesmo em pleno São João!
Assessoria de Comunicação
*Por Lívia Lessa