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NOTÍCIAS

21-05-2013

Evento do Encontro Internacional de Educação discute a relação entre família e escola

O tema 7 ‘Família, sócia estratégica para a educação’, do Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica, realizou diversas atividades durante os meses de abril e maio sobre o tema. Nos dias 17 e 18 de maio, aconteceu em Quito, no Equador, o evento presencial deste tema liderado pelo Equador com a participação de César Coll, Daniel Contreras e Fausto Segovia.

Assim como nos fóruns de discussão e debates que aconteceram nesses quase dois meses os convidados refletiram sobre a pergunta “Quem ensina?” que direcionou todas as atividades.

Os principais convidados foram César Coll, doutor em Psicologia e coordenador do grupo promotor da rede inter-universitária da excelência sobre Processos de Aprendizagem e Práticas Educativas, rede PAyaPE,  e Daniel Contreras, responsável pela área de Educação da Unicef do Chile. Ambos falaram sobre a relação família e escola e a importância desses dois elementos criarem uma via de diálogo de mão dupla. “Estamos em uma época em que a família deve ter um papel mais ativo na educação. A família é importante como contexto de aprendizagem durante toda a vida, especialmente na infância e juventude. Uma boa formação inicial já não basta, temos desafios enormes que o sistema educativo deve levar em consideração para se reformar”, destacou César Coll sobre a importância da formação familiar.

Durante o evento César Coll também ressaltou que é importante o aluno ser alfabetizado tecnologicamente, como um dos desafios da escola e da família.   “Um menino ou menina não é só um aprendiz, é um filho e um aluno, daí a necessidade de incentivar nesses lugares a capacidade de análise reflexiva, essa será uma das principais competências que devem ser desenvolvidas no novo modelo de educação para o século XXI, disse Coll.

As mudanças estruturais das famílias é um dos fatores que devem ser considerados, principalmente por ver famílias de diversos tipos, nesse sentido a escola deve estar preparada para lidar com as particularidades. “Precisamos conhecer a nova configuração familiar para envolver corretamente a família no processo educacional”, destacou Daniel Contreras.

As palestras principais do evento em Quito foram gravadas, em disponibilizamos o link.

Confira também o e-book do tema 6, Como liderar a mudança nos centros educativos, liderado pelo Brasil durante os meses de fevereiro e março.



(Por Jussara Caetano)