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NOTÍCIAS

04-07-2013

Instituto ministra formação da Microsoft com foco em acessibilidade

Em 24 de junho, a diretora pedagógica do Instituto Paramitas Mary Grace Andrioli e a Terapeuta Ocupacional e conselheira do Instituto, Agnes Junqueira,  ministraram a formação para uso dos recursos de acessibilidade do Windows e Office aos parceiros técnicos da Microsoft Educação. Durante a formação foi apresentado o Guia de Acessibilidade para formadores e o Guia de Acessibilidade para educadores, materiais que foram montados com o auxílio do  Instituto Paramitas.

Foram feitas demonstrações com várias opções disponíveis no Windows  e Office para que seja acessível à pessoas com deficiência. O material apresentado é direcionado a promover que professores consigam facilitar o acesso de alunos com deficiência às atividades curriculares por meio das tecnologias digitais. Segundo o Censo de 2012, 45,6 milhões de pessoas se declararam com algum tipo de deficiência, além desses alunos, as ferramentas disponíveis também são recursos relevantes para a outros estudantes.

O Guia de acessibilidade está disponível na rede Pil Network, rede social para educadores relacionado à tecnologia, que faz parte do programa “Parceiros na Aprendizagem”, na Microsoft. Com dicas de como usar os próprios recursos do computador para tornar ele acessível, o educador poderá propor essas mudanças e auxiliar os estudantes. Segundo Mary Grace que é pesquisadora na área de acessibilidade às tecnologias pela Universidade de São Paulo, o material tem grande relevância, uma vez que: “O uso de recursos de acessibilidade, combinado ou não a outros dispositivos pode ser, muitas vezes, o único meio de acesso ao conhecimento e ao currículo escolar para algumas pessoas com deficiência. Conhecendo essas possibilidades, os educadores poderão fazer toda a diferença na vida desses alunos, permitindo que atuem com maior autonomia em seu dia-a-dia e ao mesmo tempo equiparando oportunidades de acesso e compartilhamento de conhecimentos”.

O objetivo da formação foi mostrar que o uso de tecnologia na sala de aula proporciona aos estudantes com deficiência ter um aprendizado de qualidade e oportunidades mais justas para que aprendam junto aos demais alunos. Os principais potenciais desse uso é promover o acesso a diversas mídias, comunicação com diversas pessoas, utilizar diferentes linguagens, entre outras coisas. “O computador oportuniza a individualização do conteúdo a ser apreendido de acordo com suas especificidades. Com alguma criatividade e percepção das potencialidades do uso da TIC, o universo de oportunidades que facilitem, estimulem e possibilitem o aprendizado é enorme”, afirma Agnes Junqueira.

O papel do professor nesse processo também é um importante fator para adequar corretamente as tecnologias à necessidade do estudante. “Quando o professor quer participar de uma escola democrática e inclusiva,  busca respeitar as diferenças entre cada um de seus alunos e propaga esta mesma atitude entre os alunos. A partir desta observação, o professor identifica a individualidade, necessidade, deficiência e acima de tudo a habilidade de cada um de seus alunos no processo de aprendizado”, ressalta Agnes.

 (Por Jussara Caetano)