17-07-2013
Em 2 e 3 de julho aconteceu o encontro dos Professores Orientadores de Informática Educativa (Poie) ingressantes 2013, projeto da Secretaria da Educação. A equipe de educadores faz parte do Programa de Informática Educativa que atende 1418 escolas da rede municipal que forma estudantes para o uso da TIC, explorando várias ferramentas e possibilidades.
O encontro discutiu o contexto da utilização das TIC dentro da escola, ferramentas disponíveis e formação continuada de professores. Os professores puderam ouvir dicas e refletir com especialistas da área da educação como Cesar Nunes, Jane Reolo, Deise Tomazin, Carlos Lima, Emilio Figueira, Gislaine Batista, Sonia Caires, Jorge Grinspum, Luci Ferraz, Eduardo Bittar, Viviane Valadares, Paula Carolei e Mary Grace Andrioli, diretora pedagógica do Instituto Paramitas.
As palestras também focaram na prática do professor e em materiais que podem ser usados por eles para diversas atividades. Além disso, os ingressantes puderam ouvir depoimentos de outros Poie’s sobre o dia-a-dia na sala de aula e as atividades desenvolvidas com os alunos. “Os 45 min das aulas serão pouquíssimos para tantos trabalhos que quero desenvolver com os alunos. O último dia do encontro, para mim, foi o melhor, pois falou muito de prática. E é isso que precisamos saber para encarar o dia a dia na sala de aula”, destacou Simone Brandão em postagem no Edmodo.
Os professores continuaram compartilhando informações e experiências no grupo criado para as Poie’s no Edmodo, ambiente colaborativo, com a orientação de Jane Reolo, Assessora Pedagógica da Prefeitura de São Paulo. “Saí do encontro cheia de ideias, pensando em como otimizar minhas aulas, como multiplicar para meu grupo e ainda, como me apropriar rapidamente do uso do Edmodo para postar atividades e trocar conhecimentos com os colegas”, destaca a Poie Fabiana.
A apresentação de Mary Grace, do Instituto Paramitas, teve como foco ideias e projetos que podem ser acessíveis a todos os educadores, bem como recursos disponíveis para formação online. No final também foi discutido o uso crítico de redes sociais. “Os alunos costumam compartilhar banners sem nem mesmo refletir a respeito, cabe aos educadores propor questões, desafios para que eles pesquisem, formem opinião e saibam sobre o que estão curtindo ou compartilhando”, ressalta Mary Grace.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
(Por Jussara Caetano)