Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

02-12-2013

Evento presencial em São Paulo encerra o tema 9 do EIE

Aconteceu em 25 de novembro, na Escola Campos Salles, o evento de encerramento do tema 9 “Visão e tendências educativas de futuro”, último tema trabalhado no Encontro Internacional de Educação, iniciativa da Fundação Telefônica.. O evento reuniu diversos especialistas em educação para fechar o ciclo de 18 meses de debates e fóruns para responder a pergunta “Como deveria ser a educação do século XXI?”.

O evento teve início com David Albury que falou sobre os principais desafios que a inovação traz, destacando a importância de todos os envolvidos estarem “fora da caixa”, buscando compreender e integrar o que é novo e diferente.“É importante desenvolver uma educação que envolva pais e alunos, personalizada e que respeite o tempo de cada um”, ressaltou David. Em seguida, foi transmitida a palestra“A construção dos valores necessários para o Séc. XXI. O papel da Educação” de Fernando Savater,escritor e filósofo com mais de 50 obras de ensaio publicadas. Essa fala foi gravada durante o evento presencial de encerramento do tema 9 em Madri.

Para compor a mesa de debates sobre a mensagem de Fernando Savater, convidamos a Professora María Elena Malachias, Doutora em Ciências pela Unicamp e professora de Licenciatura em Ciências da Natureza na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP,e Eduardo Chaves, consultor na área de educação, coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação e Desenvolvimento Humano no Instituto Ayrton Senna e membro do conselho consultivo de diversas Organizações Não Governamentais. María Elena começou sua fala partindo do que o Fernando Savater diz ser o objetivo final da educação: o desenvolvimento da humanidade. Ela resgatou também, durante sua apresentação, a ideia de que o ser humano desde os primórdios sobreviveu através da colaboração e das relações interpessoais.

E como não poderia faltar. os participantes puderam conversar de perto com os palestrantes ocupando uma cadeira no palco, enriquecendo o debate com perguntas e comentários sobre o tema.

Para aprofundar mais um pouco a conversa e conhecer mais sobre escolas que têm práticas inovadoras, contamos também com a presença do André Gravatá – jornalista e integrante do grupo Educ –Ação que lançou o livro“Volta ao mundo em 13 escolas”. André nos trouxe exemplos de escolas que têm outra proposta de ensino e compartilhou a experiência do seu grupo visitando iniciativas em todos os continentes. Na sua apresentação, junto de David Albury, foi ressaltada a importância de mantermos a esperança, que a educação pode ser mudada e que isso é o combustível para que ela se efetive.

Encerrando o intenso debate, entregamos o prêmio da professora Maria Joana Brito da S. Montes, da rede municipal de São José dos Campos. Ela é aautora da resposta escolhida pelos júris do EIE da pergunta “Como seria uma proposta pedagógica do século XXI que contemple uma formação integral e inclusiva e o potencial educativo das TIC?” e foi premiada com o tablete (a resposta na integra pode ser conferida aqui).

Em paralelo ao Encontro, foi proposto um dia diferente para os alunos da Escola Campos Salles, como marco do projeto Escolas que Inovam. Eles participaram de oficinas de fotografia, robótica, aplicativos, animação e rádio escolar digital. O Instituto Paramitas levou a oficina de robótica ministrada pelas professoras Luciana Consentino e Gabriela de Noronha para alunos do 7° e 2° anos..

Os alunos da Rádio JMS estiveram presentes entrevistando os convidados e cobrindo o evento como um todo. Eles fazem parte do Projeto Nas Ondas do Rádio da Secretaria de Educação de São Paulo, com a coordenação do Educomunicador Carlos Lima. O resultado da cobertura pode ser visto no facebook https://www.facebook.com/radio.jms?fref=ts e você também pode acompanhar a produção pelo Twitter https://twitter.com/nasondasdoradio.

Quer saber como sua escola usa as TIC e como ela pode melhorar? Use  a metodologia de pesquisa do relatório A integração das TIC na escola - Indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa, produzido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OIE) e pela Fundação Telefônica.

Veja a apresentação dos Indicadores qualitativos e metodologia de pesquisa no vídeo produzido pelo Instituto Paramitas.

 

(Por Jussara Caetano)