Fomos responsáveis entre 2012 e 2013, no Brasil, pela produção executiva do Encontro Internacional de Educação, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, que teve como proposta responder à pergunta-chave “Como deve ser a educação no século XXI?”.
O encontro reuniu especialistas em educação e participantes de 9 países a saber, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, México, Brasil, Equador, Venezuela e Espanha. As atividades aconteceram por meio de conteúdo digital gratuito, proporcionaram aos participantes experiências de formação continuada com certificação internacional, por meio de debates, chats, fóruns, oficinas online, vídeos e materiais diversos.
Cada país liderou um tema com quatro tipos de atividades diferentes: debater, compartilhar, experimentar e fórum comunidade educativa. O Brasil liderou entre os meses de fevereiro e abril o Tema 6 - Como liderar a mudança nos centros educativos , do qual participaram como mediadores 23 especialistas brasileiros. O evento presencial de fechamento aconteceu no Rio de Janeiro, reunindo mais de 1.400 pessoas que participaram por dois dias de mesas redondas com mediadores nacionais e internacionais.
No Brasil também tivemos dois eventos presenciais de conexão, o tema 8 - A educação permanente: a aprendizagem formal, informal e não formal, em Salvador e o tema 9 - Visão e tendências educativas de futuro, em São Paulo.
Durante o evento presencial do tema 9 que aconteceu na EMEF Presidente Campos Salles, bairro de Heliópolis, em São Paulo (SP), levamos a oficina de robótica alternativa ministrada pelas professoras Luciana Consentino e Gabriela de Noronha para alunos do 7° e 2° anos.
Também fomos responsáveis pela divulgação e entrega de dois prêmios de participação do encontro. O primeiro tablet foi entregue ao professor Edson Panis Kaseker como prêmio do tema 5 pela sua resposta à pergunta “Quais papéis o professor do século XXI deve adotar?”. O outro tablet foi entregue à professora Maria Joana Montes, no tema 9, pela sua resposta à pergunta “Como seria uma proposta pedagógica do século XXI que contemple uma formação integral e inclusiva e o potencial educativo das TIC?”.
• Formação continuada oferecida gratuitamente a educadores de todo o Brasil;
• Intercâmbio entre educadores do Brasil, Espanha e América Latina;
• Produção do infográfico Participado do Encontro Internacional de Educação;
• Produção do e-book Como liderar a mudança nos centros educativos;
• Mais de 7.000 brasileiros inscritos no portal.
“(...) Nessa ótica, a escola, hoje, tende a ser mais criativa,
a não valorizar apenas a produção do diálogo, mas a
conviver com as diversas leituras que se apresentam
no contemporâneo, vistas nas tecnologias emergentes.
Criatividade, imaginação e autonomia são fatores
significativos na recolocação do indivíduo num tempo de
mudanças velozes.”
Professora Maria Joana Montes, ganhadora do prêmio do tema 9