Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

21-10-2014

O Curta na Escola está de cara nova

Curta na Escola repaginou seu visual! Desde o início desta semana está no ar a versão beta do portal com diversas novidades para você enriquecer a sua aula com os curtas-metragens.

O novo formato está mais fácil de navegar. E, para dar ajudar ainda mais os educadores, o portal criou categorias novas para a busca de filmes: mais vistos, mais relatados, mais votados e mais recentes. Além disso, para aumentar a colaboração entre os educadores, agora é possível que o professor crie seu próprio canal com os seus filmes favoritos.  A área de relatos continua disponível como um espaço de compartilhamento de experiências entre educadores e norteadores de novas propostas para o uso dos curtas na sala de aula.

O diretor do projeto Curta na Escola, Julio Worcman, destaca que esse espaço aberto para os educadores é o que faz a diferença no projeto. “Talvez tão importante quanto os filmes, é o serviço Web 2.0 de rede colaborativa de educadores e professores, que registram de forma classificada seus relatos sobre as experiências com a exibição dos filmes aos alunos”, comenta.

Em julho deste ano a exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica tornou-se obrigatória. A inclusão de um novo artigo na Lei de Diretrizes e Base (9.094/96) determina que sejam dedicadas, pelo menos, duas horas por mês para exibição de filmes nacionais nas escolas de educação básica.

Essa proposta está de acordo com o Curta na Escola, é um incentivo para a disseminação dos variados curtas-metragens brasileiros e permite o acesso à cultura pelos alunos. “Esperamos que os educadores e as escolas passem a utilizar o serviço mais e mais, usufruindo do riquíssimo acervo de mais de 350 filmes disponibilizados.”

Buscando constantemente o aperfeiçoamento do conteúdo dos planos de aula, a equipe pedagógica do Curta na Escola está preparando novos planos de aulas para os curtas que já estão disponíveis na plataforma e selecionando novos curtas pra fazerem parte deste quadro.

Os planos de aula disponíveis no site são uma orientação para o professor que pode criar o seu próprio plano ou introduzir outros elementos. “Disponibilizar planos de aula auxilia os professores a trabalharem com o curta com intencionalidade pedagógica. Nós, da equipe do Curta na Escola, damos algumas sugestões e o professor pode abusar da criatividade para adaptar essas propostas para a realidade de cada turma”, ressalta Caroline Franco, pedagoga do Instituto Paramitas.

Assista, utilize com seus alunos e deixe o seu relato!