Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

01-10-2017

Videoconferência | Diálogos do brincar- 5 de outubro às 19:00

A videoconferência “Diálogos do Brincar” terá como tema o debate “O território urbano e o brincar”.

A conversa trará à tona a importância do planejamento das cidades para que as crianças possam ocupar seus espaços para o brincar.

Com exibição ao vivo pelo site do Território do Brincar, a conversa terá tradução simultânea em libras e presença da arquiteta e urbanista Beatriz Goulart.

A iniciativa “Diálogos do Brincar”, correalizada pelo programa Território do Brincar e Alana traz, a cada bimestre, discussões e reflexões sobre a infância, o brincar e a educação.

A conferência ocorrerá no dia 5 de outubro, às 19h (horário de Brasília) e poderá ser assistida em http://www.interrogacaostream.net/territoriodobrincar/

Fonte: Porvir

PARA SABER MAIS!!

O educador, contador de histórias e consultor pedagógico do Instituto Paramitas Filipe Macedo é um entusiasta do projeto. Para ele é nas brincadeiras de criança que se constroem os adultos. “Brincar é construir um mundo. A qualidade da brincadeira vai refletir na formação desse adulto, uma criança que não brinca pode ter uma lacuna que dificilmente vai ser preenchida na vida adulta, pois ela não teria a oportunidade de experimentar o lúdico, o imaginário, meio pelo qual conseguimos dar leveza aos problemas do mundo”, conta Macedo.

Dedicado à educação, o projeto Território em Rede é um espaço destinado ao compartilhamento de conhecimento e experiências partindo da proposta de exercitar o olhar do educador. 

“É possível que um educador tenha um olhar mais sensível sobre as crianças, mas para isso ele precisaria entrar em contato com a sua própria criança. Propor esse exercício é simples, porém, não muito fácil de ser alcançado, pois exige um desprendimento da intenção de ensinar, do adulto que somos, de um observar para aprender. O brincar pode despertar no professor a leveza do ensinar brincando”, ressalta Macedo, sobre o despertar dos professores.

A fim de compartilhar essa experiência com mais educadores, os vídeos do Território do Brincar estarão também disponíveis no Porta Curtas e no Curta na Escola com planos de aula produzidos pelo Instituto Paramitas. Em paralelo, os planos de aula também estão disponibilizados no repositório de conteúdo educacional Redescobrir: uma escola inovadora, criado pelo Instituto Paramitas.

O livro e documentário podem ser comprados aqui

Confira abaixo os vídeos e os primeiros planos de aula produzidos:

Casinhas no Vale do Jequitinhonha

Plano de aula

 

Projeto Território do Brincar - 3º Região - Território Indígena Panará (PA)

Plano de aula 

Projeto Território do Brincar - 2° Região - Acupe (BA) 

Plano de aula 

Território do Brincar em Tatajubá CE

Plano de aula 

Por Editorial