Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

19-05-2023

Escolas Municipais de Viamão fazem a pactuação com o Projeto Aula Digital 2023

Professores e diretores de 55 escolas da Rede Municipal de Viamão (RS) se reuniram na tarde desta quinta-feira, 18, para assinatura da Carta Compromisso de Participação no Projeto Aula Digital 2023. A cerimônia aconteceu no Salão de Eventos do Complexo Ana Jobim e contou com a presença da equipe diretiva das unidades de ensino envolvidas. Na oportunidade, também foi firmada a pactuação entre a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Paramitas como parceiro executor. 

Agora, são 54 escolas de Ensino Fundamental I e  uma escola de Educação Infantil que assinam a Carta Compromisso com o Aula Digital. Conforme explicou a presidente do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe, a renovação do acordo dará sequência ao trabalho que é desenvolvido desde 2018 e que o Instituto Paramitas assume em 2023. “É o momento de aprofundarmos as relações e incorporarmos a tecnologia na rotina pedagógica da escola”, salientou. 

Ainda segundo a professora Claudia Stippe, o Aula Digital visa criar melhores oportunidades para os estudantes e educadores, por meio das tecnologias aliada às metodologias de ensino e aprendizagem.

“As ações têm por objetivo assessorar os educadores com práticas inovadoras, fortalecendo a autonomia das escolas frente ao uso de recursos tecnológicos, para isso fizemos um trabalho minucioso junto aos Materiais de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (MAP) e os conteúdos disponibilizados na Plataforma Profuturo, para que os professores possam planejar as atividades de forma integrada, por meio de uma planilha interativa que oportuniza ao buscar os recursos por meio do componente curricular, trimestre e ano ou pelas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explicou Claudia Stippe, destacando a parceria estabelecida, desde a governança, com às professoras Márcia Culau e Katilene Medeiros. 

Secretaria Municipal de Viamão reconhece a importância do Projeto

A secretária de Educação, Márcia Culau, destaca a importância do uso dos equipamentos pelas escolas. “O retorno que estamos dando pode ser maior e melhor. Precisamos incorporar ainda mais o Aula Digital, esta nova rotina, no planejamento dos professores”, explicou.

 

A coordenadora pedagógica da EMEF Presidente Getúlio Vargas, professora Amanda Jesus Castilhos, recordou como venceu as dúvidas e o receio de utilizar a Maleta Digital. De acordo com ela, ao mexer e procurar entender o cenário mudou completamente. “Ao entender a gente vai soltando o medo e se relacionando com o novo. Fizemos um planejamento para dispor os equipamentos da Maleta a todas as turmas, nos dois turnos, no ano passado. Os professores entenderam, está fluindo e dando resultado em sala de aula”, disse. 

 

A consultora de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo, Renata Salomé, relembrou que a parceria com Viamão vem desde 2013. “São vários projetos desenvolvidos com a Secretaria de Educação, desde então. E se a gente consegue levar adiante, é porque existe um comprometimento por parte da Secretaria”, apontou.

Professores de Viamão participarão de formações   

A analista Local de Projetos do Instituto Paramitas, Cintia Bauer, ressaltou que o Aula Digital se reinventou após a pandemia. “Em 2023 estamos em um novo momento. Nossa proposta é que os professores e as equipes diretivas façam uso da tecnologia em sala de aula. Neste mês, ainda vamos iniciar as formações. Preparem-se!”, anunciou. 

 

 

 

Aula digital

No Brasil, o Aula Digital faz parte do ProFuturo, programa global de educação da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária la Caixa. O Projeto iniciou em 2017, em Manaus (AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Logo em seguida, chegou a Sergipe, em parceria com as secretarias estadual e municipais de educação, que trabalham em regime de colaboração com o estado. Em 2018, a iniciativa englobou a rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão (RS). Já em 2019, passou a atender escolas municipais de Goiânia (GO) e de Vitória de Santo Antão (PE).

Presenças

A composição da mesa contou com a participação da presidente do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe; da Consultora de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo, Renata Salomé; da secretária Municipal da Educação de Viamão, Márcia Culau; da Diretora Pedagógica da secretaria Municipal de Educação de Viamão, Katilene Medeiros; da assessora pedagógica da secretaria Municipal de Educação de Viamão e ponto focal do Aula Digital, Adriana Santos Silva; e da coordenadora pedagógica EMEF Getúlio Vargas Viamão, Amanda.

 

*Com informações do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Viamão

Fotos: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Viamão e divulgação