Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

15-12-2014

Instituto Paramitas realiza encontro formativo no Espírito Santo

O Instituto Paramitas deu início à sua primeira atividade em parceria com a Samarco nas cidades de Anchieta e Guarapari no Espírito Santo nos dias 7, 11 e 13 de novembro com o encontro formativo para equipes gestoras das secretarias municipais de educação, que teve como tema principal “A Gestão da escola pública: desafios e possibilidades”. O evento contou com a presença de representantes da secretarias de educação, da Samarco, equipe do Instituto Paramitas e palestrantes convidados.

O encontro formativo abordou os principais desafios que as equipes gestoras enfrentam e a apresentação de estratégias e práticas inovadoras para a melhoria do cotidiano da gestão escolar. As especialistas em gestão escolar Eleni Martins, Luciana Consentino e Lívia Rodrigues ministraram palestras com os temas: A Educação no século XXI, Conversa com Gestores - caminhos para lidar com os desafios e Gestão e integração das TDIC às práticas educativas. Em Anchieta os gestores também participaram da oficina “Possibilidades de uso do Google Docs para gestores escolares” ministrada pela consultora do Instituto Paramitas, Elisabeth Sant’Anna.

Um dos objetivos dessa ação formativa foi fazer um levantamento das demandas dos envolvidos no projeto para dar continuidade em 2015 com formações que atendam às principais necessidades do público. As TDIC (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) serão usadas para promover a otimização do tempo de gestores e professores e para promover mudanças nas práticas pedagógicas, motivando educadores e educandos para uma nova cultura de ensino e aprendizagem colaborativa.

Outros encontros formativos também aconteceram na cidade de Brumal e Mariana, entre os dias 27 e 28 como tema “A Gestão da escola pública: desafios e possibilidades”. Os temas das palestras foram Educação no século XXI – Desafios para a gestão participativa no século XXI; Gestão e integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação às práticas pedagógicas e Comunicação; Ferramenta de boa gestão e práticas educomunicativas na escola, ministradas respectivamente por Tatiana Macedo Dias, Luciana Consentino e Júlio Suñe.

Está programado para o dia 12 de dezembro um encontro com equipes em Ouro Preto (MG) no período da manhã e oficinas para os professores das escolas envolvidas no Programa Cidadão do Futuro.

“Essa primeira ação formativa foi planejada em conjunto com as equipes das secretaria de educação, fundamental para oferecermos atividades que fossem realmente significativas para as equipes gestoras participantes e, principalmente, alinhadas com as diretrizes e concepções pedagógicas das secretarias municipais. A ideia não é trazer soluções prontas, apesar da nossa experiência em vários outros projetos e municípios do país, mas construir com as redes de ensino propostas formativas que atendam as demandas e especificidades de cada localidade”, conta a gerente pedagógica do projeto pelo Instituto Paramitas Katia Abreu.

O projeto

O Instituto Paramitas é parceiro da Samarco, uma das principais empresas brasileiras de mineração, com mais de 35 anos de atividade, que desenvolve projetos na área da educação e sociais em paralelo nas cidades onde atua. Além disso, a empresa também desenvolve o Projeto Cidadão do Futuro nos estados de Espírito Santo e Minas Gerais para a inclusão de jovens por meio de oficinas culturais e esportivas e atualmente terá como foco a formação de gestores e professores das escolas envolvidas.

A atuação do Instituto Paramitas junto à Samarco é a promoção de formação continuada de gestores e professores, seminários educacionais, produção de ambiente virtual, oficinas voltadas para crianças e jovens e integração da comunidade no desenvolvimento educacional.

 

 

 

Por Jussara Caetano