Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

04-02-2015

Palestra para facilitadores abordará segurança da internet

Nesta quinta-feira, dia 05 de fevereiro, o Instituto Paramitas em parceria com a Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa (FUNTITEC) fará a palestra Segurança na Internet: proteção e criação de oportunidades para os facilitadores dos Polos de Cultura Digital. A ação faz parte das atividades do Dia da Internet Segura, lembrado em 10 de fevereiro, mas com atividades durante todo o mês.

A palestra acontecerá no Centro de Formação de Professores de Baraúnas, das 14h30 às 16h, com a participação do diretor do departamento de projetos e sistemas da FUNTITEC, Ícaro Grimaldi. O objetivo da palestra é mostrar para os facilitadores como se proteger das ameaças da internet para criar um ambiente que gere oportunidades de desenvolvimento aproveitando ao máximo a ferramenta.

Dia da Internet Segura

O Dia da Internet Segura 2015 foi idealizado pela Safernet e acontece desde 2012 mobilizando milhares de pessoas, instituições, empresas e governos ao redor do mundo. Em 2015 o tema proposto é “Vamos criar uma internet melhor juntos”, convidando as pessoas a construírem um ambiente seguro e que ofereça oportunidades de criação e desenvolvimento para todos os usuários.

No site você pode encontrar uma série de cartilhas, vídeos e planos de aula com acesso gratuito e que podem ser usados na conscientização de crianças e jovens. Além disso, podem ser cadastradas ações que acontecerão com o intuito de conscientizar toda a população sobre como fazer o melhor uso das ferramentas disponíveis na web.

Em 2013, o Instituto Paramitas, participou com a Passeata Virtual Internet Segura com mobilização de mais de 200 participantes enviando suas mensagens e dando dicas de como se proteger das ameaças da web.  No mesmo ano foi criado o jogo Galáxia Internet em parceria com a Child Protection Partnership (CPP) e a Plan Brasil, completamente educativo, o game faz com que crianças reflitam sobre o uso seguro da internet. 

Dia da Internet Segura - 2015

Por Jussara Caetano