Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

30-07-2015

Mapa interativo identifica mais de 6 mil bibliotecas no Brasil

O Ministério da Cultura junto ao Ministério da Educação tem como desafio aumentar o índice de leitura dos brasileiros. Para alcançar essa meta o Ministério da Cultura desenvolveu uma plataforma que mapeia bibliotecas públicas e comunitárias do Brasil, na qual é possível localizar no Mapa cerca de 6.020 bibliotecas que constam no Cadastro do site. Inclusive depois é possível adicionar outros dados – como serviços, acervo, infraestrutura, público etc.

O projeto busca subir o índice de leitura da população brasileira, que de acordo com a última Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto do Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência em 2012, o brasileiro lê em média 1,85 livros a cada três meses.

Pensando também na disseminação do consumo de livros, seja por meio da produção ou da leitura, o Instituto Paramitas criou a ferramenta  Livros Digitais em 2012, a qual permite que pessoas de diversas idades e locais possam criar, publicar e compartilhar seu livro. Outra possibilidade é ler os livros já publicados, o cervo da plataforma conta com mais de 1.500 livros publicados. 

 

 

Por Manoela Bueno