Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

11-09-2015

Workshop explorou recursos da Intel® Educação

Um dia para explorar ferramentas e possibilidades de aplicação da tecnologia da Intel Educação, assim foi a última quinta-feira, dia 03 de setembro, no projeto-piloto do Workshop de Tecnologia Intel® Educação que aconteceu na Fundação Bradesco em Campinas (SP). Na oportunidade professores, gestores e especialistas em educação puderam explorar em primeira mão todas as ferramentas disponíveis no Dispositivo 2 em 1, Tablets e Laptops. Esses dispositivos foram desenvolvidos especialmente para educação. Entre as suas principais características estão a resistência à água e à queda e um dispositivo de segurança que bloqueia o aparelho caso ele fique sem acessar a rede da escola. Esses quesitos dão ao educador maior liberdade para desenvolver atividades.   

Durante o Workshop os participantes foram separados em estações de trabalho para poderem explorar as ferramentas SPARKvue, que possibilita a coleta de dados utilizando o  sensor de tempo, temperatura, som e luminosidade; e o Lab Câmera, um aplicativo com sete ferramentas de observação e medição utilizando a câmera. Cada grupo munido de um dos aparelhos explorou o potencial de aplicabilidade das ferramentas.

“Ao longo desses anos a Intel ouviu as experiências dos professores, do que eles precisavam e colocou algumas dessas principais ideias na forma de funcionalidades, software e até hardware, de fácil acesso para o professor” pontua o gerente de educação da Intel, Rubem Saldanha.

A mobilidade dos recursos foi um dos quesitos mais ressaltados pelos participantes. A possibilidade de estar com um dispositivo que funciona como um laboratório otimiza o tempo do professor e aluno. “É um laboratório onde eu posso estar no lugar da pesquisa. Com esses recursos eu tenho mobilidade com os sensores e faço tudo no mesmo lugar instantaneamente, eu não tenho que deixar para depois”, conclui Ivete Martins, educadora da Fundação Bradesco.

O Instituto Paramitas é parceiro pedagógico da Intel® Educação desde 2009 e trabalhou com diversos dispositivos, cursos e programas desenvolvidos para a formação de professores, alunos e comunidade. O Workshop piloto foi preparado pela equipe pedagógica e técnica exatamente para que o professor possa ter uma nova experiência com a tecnologia, indo além de mostrar o que é e o que cada um faz, mas trazendo a possibilidade de imaginar e criar atividades para os seus alunos.

A ideia de organizar um Workshop com essas novas ferramentas foi apresentar esses dispositivos de forma mais próxima da realidade dos professores, com um olhar pedagógico para a sua aplicação, diferente do que acontece geralmente nas apresentações em eventos. “É a chance de olhar na prática aplicações mais prováveis pelo lado pedagógico e não apenas lado técnico. Só que se a decisão da escola em adotar essa tecnologia vier do técnico de TI, isso pode significar que não passou pelo processo do repensar pedagógico dessa escola, de como vai ser usado, se o professor está preparado para usar, se o aluno vai fazer uma boa experiência”, comenta Rubem.

Para a educadora Roseane Chagas as formações práticas são importantes para que os professores se familiarizem com os dispositivos e enxerguem as possibilidades que eles trazem para a sala de aula. “Muitas vezes essas tecnologias acabam chegando para o professor e é como se fosse mais um trabalho, mais uma coisa para fazer e para dar conta, ele não consegue enxergar o quanto isso vai agregar realmente para ele. Às vezes, ele tem uma dificuldade de aprendizagem na turma e que a tecnologia pode perfeitamente ser usada para trabalhar aquela dificuldade. A implantação dessa tecnologia passa pela questão da formação do professor, para que ele consiga enxergar as possibilidades oferecidas como uma facilitadora”, conta Roseane.

Além dos dispositivos móveis, os participantes puderam conhecer também o Content Access Point, um dos produtos mais inovadores em relação à mobilidade. Esse dispositivo de pequeno porte permite armazenar, gerenciar e publicar conteúdo digital sem necessitar do acesso à internet.  O Content Access Point funciona como um servidor em nuvem, onde o professor pode colocar o seu material, levar para onde quiser e compartilhar com os alunos em qualquer hora e lugar.

Como uma oportunidade de participar de uma comunidade global, foi apresentada a plataforma Engage que reúne em um mesmo espaço educadores de todo o mundo compartilhando experiências, pesquisas e debatendo questões importantes para a educação. 

 

  

  

  

Por Jussara Caetano