Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

07-03-2016

Instituto Paramitas esteve presente no Seminário Amplifica

Instituto Paramitas esteve presente no Seminário Amplifica O Instituto Paramitas marcou presença no evento "Seminário Amplifica", que ocorreu na Escola da Vila, no dia 05 de março de 2016, com a palestra: “Espelho, Espelho meu…”, ministrada pela professora Cláudia Stippe, presidente do Instituto Paramitas, que teve como ponto de partida a reflexão coletiva  de como nos vemos diante das tecnologias na sala de aula e no cotidiano escolar.

O evento é um encontro de educadores, gestores e pessoas interessadas no uso  das ferramentas Google na Educação. O espaço buscou ampliar as ideias para sala de  aula, o diálogo entre os educadores e mostrar as aplicações das ferramentas Google na educação.

Heloisa Steffen, Gerente Pedagógica do Instituto Paramitas, que também esteve no evento, conta que a fala feita pela professora Claudia Stippe, partiu desta ideia de reflexão, dialogou com os presentes com a intenção de amplificar o olhar sobre o uso das tecnologias no que tange a evolução  das escolas nesse sentido, em especial, a escola pública. O publico presente interagiu de forma muito contributiva em relação a esta questão foco.

Neste encontro com outros educadores, tentamos mostrar que o nosso maior desafio está em integrar o uso das tecnologias no cotidiano escolar, pois afinal são 36 anos que temos a tecnologia educacional como bandeira dentro das escolas Brasileiras, desde o tempo da linguagem Logo na década de 80. Somos mais de 94 milhões de pessoas no Brasil conectadas fora da escola. Estas pessoas dentro da escola acham que a tecnologia é uma forma de comunicação e não um meio de aprendizagem. Quando pesquisas realizadas nos indicam que em 2014, 50% dos docentes de escolas públicas que possuíam notebook em seus domicílios,  levaram esse equipamento como ferramenta de trabalho para a escola, mas que esta motivação se dava por uma ação espontânea,  temos que refletir  que o empoderamento do professor no uso das tecnologias digitais só se dará se este estiver contemplado de forma efetiva no projeto politico-pedagógico da escola. Sem isto não sairemos do lugar nem em 100 anos, diz Claudia Stippe.