Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-04-2023

Professores e secretários de Educação participam do Lançamento do Aula Digital 2023

 

Por Lívia Lessa

O Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE), estava lotado na manhã desta terça-feira, 25, para o Lançamento do Aula Digital 2023 com a assinatura do termo de Pactuação entre a Fundação Telefônica Vivo, Secretarias Estadual e Municipais de Educação, dando continuidade ao Programa Aula Digital onde o Instituto Paramitas, atua como parceiro executor desde 2017.

O encontro de pactuação que acontece todos os anos, consolidando e reafirmando o compromisso junto as mais de 600 escolas sergipanas que participam do programa, este ano foi diferente.  Trouxemos as 29 secretarias municipais e todas as Diretorias Regionais de Ensino do Estado para um encontro unificado que abrilhantou ainda mais a ação demonstrando o seu real alcance ao longo destes 6 anos de projeto.

 

 

A gerente sênior de implementação de projetos educacionais da Fundação Telefônica Vivo, Lia Roitburd, afirmou que o Aula Digital colabora no dia a dia dos docentes. “Em nome da Fundação Telefônica Vivo fico imensamente feliz e emocionada com esse retorno dos professores. É gratificante saber que o projeto impacta a vida dos educadores e estudantes. Juntos somamos esforços em prol dos avanços na educação”, reconheceu.

 

 

 

Para a presidente do Instituto Paramitas, professora Claudia Stippe,  o sucesso do Aula Digital é fruto do envolvimento e comprometimento de todos os parceiros,  formadores e equipes gestoras das redes de ensino onde atuam. “Em 2023,   reforçamos o nosso compromisso com a educação pública,  ampliando nossa oferta pedagógica com a Matemática Profuturo que se integra  e amplia o projeto”, disse.

 

 

 

Secretários de educação e gestores elogiam o Aula Digital

O vice-governador e gestor da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, reconheceu a importância dessa parceria para promover melhorias contínuas no cenário educacional sergipano. “Dois aspectos são importantes, primeiro o número de professores capacitados, que foram mais de 1.800. Além disso, mais de  40 mil alunos foram beneficiados pelo Programa”, constatou o secretário. “Parabenizo ao Instituto Paramitas por executar o projeto e parabenizo também a Fundação Telefônica Vivo e as unidades de ensino das redes estadual e municipais. Da nossa parte o apoio é irrestrito e a ideia é fomentar cada vez mais”, complementou Zezinho Sobral.

O secretário da educação de Aracaju, professor Ricardo Abreu, afirmou que o Aula Digital já conta com excelentes resultados. “Essa contribuição da Fundação Telefônica Vivo e Instituto Paramitas é muito valiosa. Além disso, a ideia de fazer uma versão do projeto que leve em consideração o ensino de matemática é de extrema importância”, elogiou. 

 

O diretor do Departamento de Educação (DED), da Seduc, professor Genaldo Freitas, também reconheceu que o uso das tecnologias é imprescindível para colaborar na eficácia do processo de ensino e aprendizagem. “O Aula Digital é um projeto que já conta com bons resultados. Tanto a Fundação Telefônica Vivo, quanto o Instituto Paramitas prestam um apoio que é de suma importância para a educação em Sergipe”, afirmou. 

 

 

O secretário de Educação de Siriri e secretário de finanças da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), professor Rogenildo Andrade Barros, parabenizou as secretarias estadual e municipais, a Fundação Telefônica Vivo e o Instituto Paramitas. “Esse projeto é muito importante para o desenvolvimento dos nossos alunos, isso porque acaba promovendo a inserção da tecnologia em sala de aula. Agora, em 2023, com a plataforma de matemática iremos avançar cada vez mais”, frisou.

 

O Aula Digital 2023 traz como novidade a Plataforma de Matemática

A nova fase do projeto terá como foco o ensino de matemática junto às redes municipais e estadual de educação. O Projeto Aula Digital tem como propósito contribuir com a aprendizagem de matemática por meio da formação qualificada de professores e uso de recursos pedagógicos digitais nas escolas e, neste novo momento, irá formar 1.800 novos educadores, beneficiando 43.000 estudantes.  

A diretora do Serviço de Ensino Fundamental (SEF/DED/Seduc), Kelly Araújo Valença Oliveira, também não poupou elogios ao falar do Aula Digital. De acordo com ela, a aprendizagem de matemática é um desafio para os estudantes.

 

“Os dados de proficiência do último Sistema de Avaliação Básica e do último Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe retratam os baixos índices de proficiência. A disponibilização da plataforma irá dar suporte para a Recomposição das Aprendizagens, tendo como foco a gamificação, a autoavaliação e o tempo de aprendizagem para os estudantes.  Para o professor auxilia diretamente na otimização do planejamento, destaca as habilidades focais, oferece formação continuada, dispõe de uma planilha de correspondência com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de potencializar o uso de metodologias ativas”, esclareceu.

Ainda, conforme comentou Kelly Araújo Valença Oliveira, a Plataforma Matemática Profuturo oferecerá  insumo para melhoria da aprendizagem dos estudantes. Além disso, prestará apoio ao professor no processo de ensino.

O professor de matemática do Centro de Excelência Epifânio Dória, em Poço Verde, Agnaldo Almeida Santos, também destacou a importância do Aula Digital focar no ensino de matemática. “Mais uma vez o Projeto Aula Digital consegue ser um divisor de águas. Agora, trazendo uma nova perspectiva porque, de fato, a matemática é considerada pelos alunos como um bicho de sete cabeças. Creio que esse olhar voltado para o ensino da matemática ajuda aos estudantes desenvolverem as habilidades e competências. Além disso, o programa permite a inclusão digital”, salientou. 

A consultora de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, Renata Salomé, afirmou que o sucesso do projeto se deve ao envolvimento e comprometimento de todos os parceiros. “Temos que celebrar momentos como este que unimos os esforços das iniciativas privada e pública para que juntos possamos conquistar o resultado, o nosso objetivo final é promover a melhoria do ensino dos nossos alunos”, mencionou. 

 

 

Aula Digital promove avanços no cenário educacional

Para o ponto focal da Secretaria Municipal de Nossa Senhora do Socorro, professor Ton Souza, o Aula Digital é um projeto que tanto os alunos, quanto os professores reconhecem a importância. “No município já utilizamos as maletas em diversas atividades”, afirmou. 

 

 

O diretor da Diretoria Regional de Educação 6 (DRE 6), professor Max Cardoso Silva, também reconhece o valor pedagógico do projeto. “Outro ponto relevante do Aula Digital é promover formações e capacitações para os nossos professores a partir do uso de metodologias ativas”, comentou. 

 

A diretora da DRE 8, professora Marleide Cruz, também considera o Aula Digital um excelente projeto. “A iniciativa colabora de maneira efetiva no processo de ensino e aprendizagem. As aulas são mais atrativas e os professores também tem a oportunidade de ampliarem os conhecimentos a partir das trocas de experiências com outros docentes”, avalia.

 

Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Areia Branca, professora Ana Cristina dos Santos Martins, o projeto só colabora para os avanços no cenário educacional. “O Aula Digital está em Areia Branca desde 2017, trata-se de um projeto com inúmeras inovações e os docentes e discentes reconhecem o valor da iniciativa”, declarou. 

 

 

Escolas homenageadas

Durante o evento, foram homenageadas quatro escolas vencedoras do Concurso Cultural - Hora da Ação 2022, com a entrega de flores para os representantes dos gestores das escolas, com o objetivo de reconhecer o empenho dos educadores no uso dos recursos digitais que são disponibilizados no projeto, sendo elas:
Centro de Excelência Pedro Diniz Gonçalves, de Areia Branca; Escola Municipal Denival Joaquim dos Santo,  de Feira Nova; Escola Municipal Coronel Sabino Ribeiro, de Maruim e Escola Estadual Padre Leon Gregório, de Nossa Senhora da Glória. 

 

Apresentação Cultural

O grupo Um quê de Negritude abrilhantou o evento com uma belíssima apresentação cultural dos alunos do Centro de Excelencia Atheneu Sergipense,  criado em 2007,  que idealizado e liderado pela professora Clélia Ferreira Ramos,  fundamentado na obrigatoriedade do ensino de História da África nas escolas brasileiras. 

 

“O grupo Um quê de Negritude fez uma apresentação linda. Indiscutivelmente, é importante também nestes momentos promover uma reflexão acerca da equidade racial”, reconheceu o professor de língua portuguesa, Fabiano Oliveira.
Na oportunidade, o docente foi o mestre de cerimônia do evento.

 

 

Marcando Presença

Registramos aqui  os secretários da Educação que estiveram presentes no evento. São eles,  o  secretário da Educação de Arauá, Afonso de Menezes Alves Filho; a secretária da Educação de Nossa. Sra. das Dores, professora Anabel Santos; a secretária da Educação de Poço Verde, professora Andréa Góis dos Santos;  a secretária da Educação de Simão Dias, professora Angela Santos Siqueira; o secretário de Educação de Gararu, José Marcos da Silva; a secretária da Educação de Areia Branca, professora Josineide Oliveira Alves; a secretária da Educação de Maruim, professora Maria Eunice de Andrade Santos; a Secretária da Educação de Ribeirópolis, professora Jeane Santos de Jesus; a Secretária da Educação de Moita Bonita, professora Maria José Ferreira Lima de Souza; a Secretária da Educação de Santa Luzia do Itanhy, professora Maria Osania Santos; a Secretária da Educação de Umbaúba, professora Rosemary Sampaio da Silva e  Secretário da Educação de Feira Nova, Samuel da Silva Souza.

Da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) também prestigiaram o encontro o superintendente executivo, José Edson Costa dos Santos e o secretário executivo, Marcel Rezende. 

 

Assessoria de Comunicação