Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

08-05-2023

Programa Pense Grande Tech promove a qualificação dos professores da rede pública

Com foco no desenvolvimento integral dos jovens, o programa Pense Grande Tech é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo e realizado em parceria com o Instituto Paramitas, que atua como executor e com a Secretaria de Estado da Educação do Piauí, que desde outubro de 2021 desenvolve  o eixo Projeto de Vida, formando os professores do Ensino Médio da rede.

O programa reconhece o papel das tecnologias digitais como aliadas na solução dos desafios cotidianos. Além disso, apoia a implementação de políticas públicas de Educação, principalmente, no Ensino Médio.

“O Pense Grande Tech atua em quatro frentes, são elas: mobilização, formação para jovens, apoio financeiro, e fortalecimento do ecossistema. Outro ponto relevante que merece destaque é que as ações desses eixos fomentam o Protagonismo Juvenil.

No Piaui, iniciamos com a oferta do eixo Projeto de Vida preparando os educadores para atuarem com  os estudantes no cotidiano da sala de aula para encontrarem soluções e serem capazes de propor melhorias  em suas vidas e na sociedade. Dessa maneira, é uma iniciativa que, inevitavelmente, tem como consequência a transformação social”, revela a diretora do Instituto Paramitas, Professora Claudia Stippe. 

 

Pense Grande Tech Eixo Projeto de Vida, no Piauí

A mentora do programa, Ana Bárbara Vieira Alves, relembra que, ao longo deses meses do projeto, acompanhou os profssores e esta agora é a sua terceira turma.  De acordo com ela o eixo Projeto de Vida, realizado no Piauí, foi transformador na vida dos educadores e alunos. 

“As devolutivas dos professores nas trocas de saberes nas aulas sincronas por videoconferências,  nos mostra a relevância do Componente Projeto de Vida, em suas Dimensões Pessoal, Social e Profissional. Conduzidas pelas facilitadoras e mentores de maneira ativa, o que possibilitou a construção de aprendizagens significativas. Além disso, temas como Autoconhecimento, Inteligência Emocional, Empatia, Sustentabilidade, Responsabilidade e Cidadania contaram com uma abordagem leve e dinâmica e, assim, transformou de maneira positiva o olhar dos participantes para este componente, e, consequentemente, os estudantes   recebem todo o conhecimento adquirido pelos docentes”, expõe. 

 

Professor que participou do Programa elogia a iniciativa

Para o professor de matemática do Ceti Cônego Cardoso, em Castelo (PI), Joel Mariano, as atividades do  Projeto de Vida, foram de extrema importância para repensar a sua prática profissional, dizendo que sempre indica aos colegas que também participem da formação para obterem melhor desempenho e sucesso na jornada diária. “Com certeza hoje me sinto mais capacitado, mais conhecedor do que existe entre os extremos do ensinar e aprender, quero agradecer aos formadores por me incentivarem a concluir todas as etapas da formação”, parabeniza.

Ainda segundo  o professor Joel Mariano, a formacao permite agregar conhecimentos. “Tenho uma compreensão mais ampla sobre como aprender e por consequência como ensinar.  Por meio do curso tive acesso às ferramentas que ajudam a fazer conexões entre a teoria e a prática. Então, falamos do processo, ter o entendimento de como fazer diferente, perceber que existem formas e ferramentas que auxiliam na transmissão de conhecimento foram os elementos principais que serviram como motivação para querer participar da formação em projeto de vida”.

Aprendizado e trocas de experiências e conhecimentos

Para Ana Bárbara Vieira Alves, trabalhar no Pense Grande Tech é uma experiência enriquecedora e sinônimo de aprendizado tanto para a vida pessoal, quanto para a trajetória profissional. 

“Todos nós saímos transformados nas aulas de Projeto de Vida, compartilhamos trocas de saberes e aprendemos uns com os outros”, diz, ao comentar que esta formação também é importante no processo de autoconhecimento. Outro foco da iniciativa é você como ser humano, se descobrir, entender sua missão de vida. Isso é trabalhado na abordagem da Dimensão Pessoal e Profissional”, complementa. 

O eixo Projeto de Vida do Programa  dialoga com a sexta competência  geral da BNCC

O eixo Projeto de Vida está em consonância e alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC),  refletindo estímulos para implementação do Componete Projeto de Vida no curriculo do Ensino Médio. 

“O Projeto de Vida, promoveu ao longo das três turmas a capacitação dos professores da rede estadual do Piauí, no componente que passou a ser obrigatório a patir da implementacao do Novo Ensino Médio e que se apresenta como um momento que ajuda no direcionamento das escolhas no cotidiano dos estudantes, assim como colabora para aumentar a motivação individual”, apresenta a consultora e facilitadora da iniciativa, Ianne Macêdo, ao explicar que a iniciativa contribui também para que o professor esteja mais preparado para lidar com o campo socioemocional dos estudantes e, assim, ajudá-los na construção do reconhecimento das suas habilidades e competências, fundamentais para pensar o futuro profissional destes estudantes.

Para ela, atuar no programa permitiu momentos de trocas mútuas. “Participar da formação como facilitadora, foi muito enriquecedor na minha experiência profissional, visto que também pude conhecer as diferentes realidades que os professores do meu estado se submetem para exercer com maestria e responsabilidade a sua missão: educar”, ressalta Ianne Macêdo. 

Formação

No Piauí, a formação ofertada nos anos de 2021 e 2022 tem carga horária de 40h, distribuídas em três fases, com encontros síncronos e atividades assíncronas, que versam sobre os conceitos basilares e as dimensões de Projeto de Vida (Social, Pessoal e Profissional).

Na formação, os educadores participam de Webinários temáticos com pesquisadores e profissionais, são acompanhados por mentores e têm a sua disposição um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com Podcast, indicações de materiais para estudos, gravações dos Encontros e informações necessárias.

Ao término, realiza-se o evento de culminância Reconhecimento Docente, que valoriza e dá visibilidade aos professores que realizam a multiplicação em Projeto de Vida. Na condução dos encontros síncronos, o programa conta com profissionais da educação, atuantes e experientes no tema Projeto de Vida.

Pense Grande Tech 

Criado em 2013 pela Fundação Telefônica Vivo, o programa Pense Grande Tech tem como missão difundir a cultura de empreendedorismo e de impacto social com tecnologia digital para jovens brasileiros. 

A iniciativa é destinada aos estudantes de 15 a 29 anos moradores das zonas Rural e Urbana. O programa visa preparar os jovens para estarem aptos para fazerem escolhas mais conscientes e éticas, encontrem soluções para os problemas de sua comunidade e reconhecerem a sua responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e democrática. 

 

 por Lívia Lessa

Assessoria de Comunicação