19-06-2023
O Multi Educa promoveu no período de 12 a 14 de junho a capacitação destinada aos professores e assessores da Diretoria de Ensino e Departamento de Inovações Educacionais da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE). O curso foi ministrado pelos formadores do Multi Educa, trata-se de uma ação da empresa Multi e que conta com o Instituto Paramitas como parceiro executor.O evento aconteceu no Labcrie, no anexo do antigo Colégio D. Pedro, em Rio Branco.
A coordenadora do Multi Educa, Alice Rodrigues, explicou que um dos objetivos da capacitação é garantir que o investimento do Governo na aquisição dos tablets seja valioso para os alunos.
Reunião de Alinhamento
integrando a programação do evento, na tarde da última terça-feira, 12, ocorreu uma reunião de alinhamento entre a Diretoria de Tecnologias Educacionais (Detei), da SEE e o Departamento de Inovações Educacionais, juntamente com a equipe do Paramitas. Durante o encontro, o diretor da Detei, Fábio Moreira, compartilhou com a equipe a situação atual das escolas e dos alunos no Estado. Ele informou que os tablets foram distribuídos para escolas urbanas e rurais, acompanhados por um chip com 20GB de internet, alcançando o público-alvo da iniciativa.
Durante a reunião, Fábio Moreira também compartilhou uma meta do Governo, que é garantir que todas as escolas do Estado estejam conectadas à internet até o final de dezembro do próximo ano. Ele enfatizou que algumas escolas rurais de difícil acesso e comunidades indígenas serão conectadas por meio de satélites, com o objetivo de promover a inclusão digital.
Formações
Os assessores receberam as instruções e irão atuar como multiplicadores, a fim de transmiti-las aos professores por meio de formações. A capacitação contou com quatro turmas, duas em cada dia, o que correspondeu a participação de 73 pessoas. O principal objetivo da capacitação é otimizar a utilização e aumentar o tempo de vida útil dos tablets pelos estudantes.
O responsável pelo Departamento de Inovações Educacionais, Anderson Melo, enfatizou que a capacitação tem como propósito permitir que os alunos explorem de forma mais eficiente os recursos dos tablets e desenvolvam suas habilidades por meio de sugestões de aplicativos, por exemplo.
Foto: Mardilson Gomes/SEE e divulgação
*Com Informações da Ascom - Governo do Acre