Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

08-12-2023

3ª Edição do Amostre-SE: Encontro de Práticas Pedagógicas Sergipanas, é realizada na manhã do dia 07 de dezembro, em Sergipe

Na manhã do dia 7 de dezembro, ocorreu a 3ª Edição do Amostre-SE, Encontro de Práticas Pedagógicas Sergipanas. O evento é uma iniciativa da Pro Futuro, programa da Fundação Telefônica Vivo e Fundação La Caixa, em parceria executiva com o Instituto Paramitas e estratégica com a Secretaria de Educação e Cultura de Sergipe, junto a 29 redes municipais atendidas pelo projeto Aula Digital.

Com o principal objetivo de valorizar os educadores sergipanos envolvidos no projeto Aula Digital em todo o estado, a terceira edição foi realizada presencialmente no centro universitário aracajuano UNINASSAU, após ter sido realizada de forma totalmente remota em 2020 e de maneira híbrida em 2021, com parte da apresentação ocorrendo no Museu da Gente Sergipana.

A primeira edição, em 2020, destacou práticas bem-sucedidas nas escolas atendidas pelo Aula Digital entre 2017 e 2019. O portal do evento continua a exibir exposições interativas disponíveis para todos os educadores. A transmissão ao vivo da primeira edição, com mais de 5.500 visualizações, envolveu a participação síncrona de 478 educadores.

A segunda edição, realizada em 2021 de forma híbrida, foi notável por sua transmissão com interpretação em libras e audiodescrição, além da apresentação cultural do grupo Um Quê de Negritude. O portal mantém exposições interativas da segunda edição. A transmissão ao vivo acumula mais de 3.500 visualizações, com a participação síncrona de 411 educadores.

Em 2023, o foco foi refletir sobre as possibilidades e potencialidades da Matemática associadas aos recursos pedagógicos digitais ProFuturo, com destaque para os eixos de Inovação e tecnologias educacionais no ensino de matemática; Jogos e brincadeiras no ensino de matemática; Inclusão e diversidade no ensino de matemática; e Experimentação no ensino de matemática.

Programação

O evento contou com diversos momentos, incluindo um vídeo de retrospectiva das edições anteriores do Amostre-SE e uma apresentação cultural com o grupo Caceteiras do Mestre Rindú, da cidade de São Cristovão (SE). O grupo, existente há mais de 100 anos, tem como principal característica a dança de roda, proporcionando um momento de encanto pela sergipanidade e valorização da identidade cultural local.

Em seguida, foi composta uma mesa com figuras institucionais, como Zezinho Sobral - Vice-governador de Sergipe e Secretário de Estado da Educação e Cultura, sendo representado por Francisco Marcel; Anabel Santos - Secretária de Educação do Município de Nossa Senhora das Dores; Genaldo Freitas Lima - Diretor do Departamento de Educação da SEDUC – Sergipe; Kelly Valença - Diretora do Serviço do Ensino Fundamental do Departamento de Educação da SEDUC; Renata Salomé - Consultora de Projetos Sociais da Fundação Telefônica Vivo; Claudia Stippe - Presidente do Instituto Paramitas; Jeferson Marques da Silva - Professor na Escola Estadual Profa Eulina Batista de Melo da DRE 07 e da Escola Municipal Elysio Araújo da Rede Municipal de Gararu.

Outros momentos incluíram a realização do momento de ADx, uma adaptação do TEDx, que consiste em exposições curtas e orais de "ideias que merecem ser compartilhadas". Para isso, foram convidados 4 educadores, selecionados entre os 35 painéis expositivos. Participaram os professores: Prof. Ademilson de Jesus Gois, Profª. Ilda Barreto, Prof. Nichollas Pereira de Andrade e Profa. Rita de Cassia Nascimento de Santana.

Além disso, houve a entrega dos troféus do 3º Amostre-SE, homenageando as 8 diretorias regionais de ensino e as 26 redes municipais cujas escolas enviaram projetos nesta edição do Amostre-SE. Outros momentos importantes foram a exposição de banners, coffee break e as salas Temáticas, culminando em um momento de celebração para encerrar o evento.

Exposições de painéis 

No que diz respeito às exposições de painéis em 2023, o Amostre-SE validou 118 painéis interativos, dos quais foram selecionados 34 para participar da modalidade de exposição presencial de banners, além de um convidado especial, o Centro de Atendimento Educacional Especializado João Cardoso Nascimento Júnior, da DEA. Foi disponibilizada uma vaga para cada DRE e cada rede municipal de ensino.

A professora Maria Parecida Livre Alves, participante do eixo temático “Experimentação no ensino da matemática”, compartilhou que a intenção com o projeto foi ensinar e refletir sobre o uso consciente do dinheiro. “É a minha primeira experiência no Amostre-SE. Para mim foi um encanto, assim como para meus alunos que vibraram com essa conquista também da Escola José Carlos”, comentou.

A professora Maria Juliana, participante do eixo “Jogos e brincadeiras no ensino da matemática”, com o projeto Multiplicação na Prática, destacou: “Desenvolver esse projeto foi muito importante porque eu precisava de algo lúdico para trabalhar com os meus alunos que tinham muita dificuldade na multiplicação. Estou gostando bastante do evento. Este é meu primeiro ano trabalhando como professora, então estar presente aqui é muito importante para a minha carreira. E também para que a gente se sinta importante na nossa profissão, que às vezes é muito desvalorizada pelas pessoas, obrigada”, finalizou.


Sobre o evento

A presidente do Instituto Paramitas, Claudia Stippe, em entrevista expressou a importância do evento como uma celebração do trabalho dos professores e do impacto positivo que tiveram nos alunos ao longo do projeto. Em fala, disse: “Acredito que nós somos muito inovadores, porque na época em que iniciamos o projeto em 2020, na pandemia, a gente se desafiou num momento em que ninguém nem sabia fazer evento virtual para um tanto de gente, e foi um sucesso. Hoje, ele significa tudo aquilo que a gente sonhou ao longo desse projeto, que é o momento de celebrar junto aos professores a produção de cada um deles. Nós só somos um meio, uma vez que a gente não transforma ninguém, mas são as pessoas que se transformam. Então, hoje é o momento de celebrar essas produções, o impacto que eles tiveram com os alunos deles, essa sensação de dever cumprido que eles trazem nas apresentações e nas falas que eles fazem. Eu acredito muito que a gente só se transforma pela educação. Sem isso, não vale a pena”, compartilhou.

Renata Salomé, consultora de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, destacou o momento como essencial. Para ela: “Esse é um momento que celebra um ciclo de atividades que a gente vem consolidando desde 2017. A cada ano estamos aprimorando mais, avançando mais e melhorando mais. Então acho que esse momento é importante para essa celebração e marca um momento para além do desenvolvimento das competências digitais, que é o mote do nosso projeto. Desde que a gente chegou, queremos complementar ainda mais essa ação, olhando com atenção para o ensino e aprendizagem da matemática, que é uma dor de todas as secretarias. Por isso, para que possamos partir, devemos focar em nossa expertise, a partir dos nossos recursos e assim apoiar nessa questão que é tão urgente para todo mundo”, disse.

Portal do 3º Amostre-SE

O portal do 3º Amostre-SE mantém todos os projetos recebidos e classificados, participando da modalidade exposição interativa. A exposição virtual continua ativa, permitindo que os educadores deixem comentários nos banners e conheçam cada um dos 118 trabalhos. Os ANAIS do 3º Amostre-SE estão disponíveis no portal para download em PDF, assim como cada banner das exposições interativas. Para mais informações, acesse: https://www.amostrese.org/ 

Assessoria de Comunicação 

Por Beatriz Farias