Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-10-2012

Propostas para a Educação estão no foco dos candidatos à Prefeitura de São Paulo

Os candidatos à prefeitura de São Paulo Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) participaram de um debate promovido pela Rede Nossa São Paulo, no SESC Consolação. No evento, os dois concorrentes responderam perguntas elaboradas pelos grupos de trabalho da rede e do Portal Aprendiz.

Portal Aprendiz perguntou aos candidatos como pretendem lidar com dois temas ligados ao ensino municipal. (Déficit de vagas em creches e modelo de educação integral). O primeiro tema  visa à demanda de mais de 145 mil vagas em creches (segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Educação, em junho deste ano). O segundo tema faz referência ao modelo de educação integral, de modo que as crianças usufruam mais tempo a escola.

Fernando Haddad (PT)

Fernando Haddad (PT) afirma que pretende lidar com déficit de vagas em crechesTrazendo R$ 250 milhões de recursos federais que já estão disponíveis para a construção de 172 creches; construir também uma parte das creches com recursos próprios; e fazendo parcerias com creches comunitárias e conveniadas. São três estratégias porque não se consegue criar 145 mil vagas em um modelo só, tem que utilizar todos os instrumentos para conseguir acabar com o déficit. São parcerias com o governo federal, com segmento comunitário e recursos próprios da prefeitura”.

José Serra (PSDB)

Com relação ao mesmo tema, José Serra (PSDB) diz que pretende combater o déficit de vagas: “Fazendo mais   creche, não com a saliva, fazendo de fato. Nos últimos anos, encontramos 60 mil vagas de creches, em 2005, e hoje tem 210 mil. Tem que manter o ritmo e fazer cada vez mais [...]. Ao mesmo tempo, vamos criar uma bolsa- auxílio para mães mais carentes,que estiverem na fila. Não para postergar creche mas,enquanto não chega a nova creche, elas podem ter apoio para poder criar sua criança”.

Já para educação integral, Haddad(PT) diz “Queremos trazer para cidade o projeto ‘Mais Educação’ , já que está em 32 mil escolar públicas do país. [...] transformando a cidade em uma cidade educada. Todos os espaços públicos e sociais, de segunda a sexta, durante o dia, são subordinadas à lógica da educação. Aí você tem parques, museus, praças e blibiotecas públicas subordinada à lógica de manter as crianças sob responsabilidade da escola durante dois turnos, inclusive aulas de recuperação [...]”.

Sobre o modelo de educação integral, Serra afirma que “[...] o número de horas de aula para o Ensino Infantil era quatro, hoje já é seis, e até oito, em muitos casos. Nós vamos levar isso também para o Ensino Fundamental, que eram quatro horas diárias, hoje já são  cinco e já tem disponibilidade para 100 mil alunos terem aulas no contra turno. A idéia é ter as matérias tradicionais em um período e, no outro, reforço e matérias adicionais, como idiomas, arte, lazer, esporte, dentro das escolas ou em lugares próximos, como o Clube Escola que já tem 180 em São Paulo e vamos fazer mais 150.Além, evidentemente, de outras iniciativas, como museus e parques”.

Percebemos que há muito o que ser feito, quando pensamos em educação.  Esperamos que o novo prefeito de São Paulo consiga efetuar, pelo menos, algumas das mudanças necessárias, e cabe a nós, cidadãos, acompanhar e cobrar para que essas mudanças sejam efetivadas.


(Por: Thiciane Ferrinho)

Fontes:

Portal Aprendiz: http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Nossa São Paulo: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/

Educação