Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

26-11-2011

Paramitas vai a Portugal

O Instituto Paramitas participou do evento ticEDUCA2010 – 1º Encontro Internacional Tic e Educação, em Lisboa, Portugal, nos dias 19 e 20 de novembro de 2010. O evento foi promovido pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O encontro teve como principais objetivos divulgar práticas de inovação curricular com as tecnologias da informação e comunicação (TIC), reflexão sobre a documentação, comunicação e disseminação das práticas, análise e discussão sobre os trabalhos em desenvolvimento na área e identificação de áreas para intervenção e investigação dos recursos digitais dentro e fora da escola. A extensa programação do ticEDUCA2010 contou com seminários, conferências, sessões temáticas, apresentação de pôsteres, simpósios e reuniu especialistas de todo o mundo.

Mary Grace Martins, Teresa Jordão, Claudia Stippe e Agnes Junqueira, diretoras do Instituto Paramitas, apresentaram o pôster sobre “Oficinas de Criação Digitais”, metodologia de formação de educadores do Ensino Básico, nas quais os professores vivenciam o desenvolvimento de projetos com os alunos por meio da modalidade de animação quadro a quadro Stop Motion, que utiliza modelos reais com materiais, como brinquedos, massas de modelar, sucata e papéis para a construção de cenários. As imagens são captadas por meio de máquina digital. A oficina envolve os estudantes, estimulando o protagonismo e o trabalho colaborativo.

“Participar de um grande evento internacional possibilitou troca de saberes com outros países. O evento foi uma oportunidade de conhecer experiências e pesquisas na área
de TIC, principalmente em Portugal, Espanha e Brasil. Para o Instituto, rendeu contatos importantes, inclusive com o Ministério da Educação de Portugal, e a possibilidade de possíveis parcerias e troca de experiências”, ressalta Mary Grace. “Foi bastante gratificante compartilhar e discutir o nosso trabalho na área de Educação de Jovens e Adultos e também impressionante perceber como algumas alternativas que apresentamos interessam também a outras realidades diferentes da nossa”, completa.

Mais informações sobre o ticEDUCA2010 aqui.

 

Colaboração - TIC