Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

08-04-2014

Conferência Internacional sobre Mapeamento Conceitual acontecerá em Santos (SP)

Acontece entre os dias 23 e 25 de setembro a Conferência Internacional sobre Mapeamento Conceitual organizado pelo Grupo de Pesquisas Mapas Conceituais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. A 6° edição da Conferência, que é realizada a cada dois anos, será no Hotel Parque Balneário em Santos. As edições anteriores aconteceram na Espanha, Costa Rica, Estônia / Finlândia, Chile e Malta.

“As experiências acumuladas dos grandes pesquisadores podem ser um atalho para quem usar o mapa conceitual, podemos nos beneficiar das experiências que já estão dando certo hoje. Essa é a vantagem de ter uma Conferência como essa no Brasil”, ressalta Paulo Correia integrante do Grupo de Pesquisas Mapas Conceituais.

A intenção da Conferência é reunir pesquisadores, professores, alunos e profissionais em geral para discutir, trocar experiências e mostrar resultados de pesquisas. Os interessados podem inscrever os trabalhos científicos completos ou em forma de painel para a avaliação até o dia 19 de maio, o resultado será divulgado em 30 de junho.

Este ano a Conferência terá a participação especial de Joseph Novak, o criador do mapa conceitual. “Desde 2004 o Institute for human & machine cognition (IHMC), parceiros e a comunidade de mapeadores têm realizado congressos mundiais exclusivamente sobre mapas conceituais. Isto é, os mapas estão presentes em muitas instituições espalhadas pelo mundo (inclusive em grandes empresas)”, aponta Juliana Nunes mestre em Engenharia de Mídias para a Educação.

O mapa conceitual é uma importante ferramenta para organizar o conhecimento e permite criar uma hierarquia entre as informações facilitando a assimilação de conteúdo. Por isso essa ferramenta se tornou uma importante aliada para o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem e ampliação do conhecimento. “O mapa conceitual revela a estrutura do conhecimento que as pessoas têm. Eu peço para os meus alunos fazerem um mapa conceitual sobre um tema, assim eu posso ver limitações e dificuldades conceituais, por isso a devolutiva é muito mais precisa e assertiva e, ainda, posso melhorar a minha aula”, explica Paulo.

O Grupo de Pesquisa Mapas Conceituais desenvolve projetos direcionados ao ensino-aprendizagem que se divide em dois caminhos. A primeira vertente faz a investigação e  analisa a produção dos mapas pelos alunos, para conhecer a necessidades das pessoas para produzir um mapa conceitual com qualidade. A segunda, é o estudo de como as pessoas leem a interpretação dos mapas feitos pelos professores para os alunos.

O desenvolvimento dessa ferramenta traz diversas vantagens para alunos e professores, e até mesmo introduzem o uso da tecnologia e o conhecimento em rede na sala de aula. “Elaborando e reelaborando mapas, eu vejo onde estava, onde estou e onde quero chegar para compreender melhor um assunto. Para o professor, mediador ou facilitador, o benefício é ter um retrato fiel do entendimento de seus alunos sobre um assunto. Os mapas são uma representação gráfica de um processo interno”, explica Juliana Nunes.

O Instituto Paramitas ministrou oficinas de mapas conceituais, alguns mapas podem ser vistos no blog Mapas Conceituais IP. Além disso, a ferramenta foi apresentada para  educadores da Rede Marista, da Secretaria de Educação de Pernambuco, Colégio Visconde de Porto Visconde de Porto Seguro, gestores da Rede Franciscana da Argentina e, recentemente,  Juliana Nunes ministrou oficina no Congresso Saber.

 

Informações do evento:

Data: 23 a 25 de setembro de 2014

Inscrições de projetos: 28/02/14 – 19/05/14

E-mail: cmc2014@ihmc.us

Site: http://www.cmc2014.com.br/pt

Telefone: (11) 3062-1722

Local: Hotel Parque Balneário

Endereço: Avenida Ana Costa, 555 – Gonzaga Santos-SP

(Por Jussara Caetano)