Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

10-10-2014

Diversão e criatividade na oficina de Makey Makey

No último sábado, dia 04 de outubro, aconteceu no Instituto Paramitas a oficina de Makey Makey e Scratch, uma das recompensas da campanha de financiamento coletivo da Expedição Mutare.

Compareceram na oficina quatro doadores da Expedição Mutare, todas educadoras que trabalham com a tecnologia aplicada em projetos da sala de aula. Esse público da oficina foi atraído pelo fato do Makey Makey ser uma possibilidade de acessibilidade para diversas atividades escolares e além ser um modelo prático e de baixo custo para usar com as crianças. As ministrantes Mary Grace Andrioli, Elaine Silva e Veronica Gomes trabalham com tecnologia na educação há anos e já fizeram oficinas ou aplicaram em projetos com os alunos.

No início da oficina os educadores já puderam experimentar a ferramenta, usando o comentado teclado de banana. No decorrer da oficina foram mostradas as experiências do uso do Makey Makey e como ele pode ser usado em projetos interdisciplinares. A educadora Veronica relatou um jogo que fez com seus alunos sobre mitologia grega, onde cada grupo escolhia um deus e montava um desafio. “Eles adoram. No dia da mostra cultural, que foi o lançamento do game, a sala não esvaziava nunca e tinha pais na fila ‘que quero ver o trabalho do meu filho’, e os pais não saiam enquanto não terminava o jogo”, conta Veronica sobre a satisfação de pais com o resultado alcançado e a valorização da produção do aluno.

Essa prática apareceu em todos os momentos como uma maneira de colocar o aluno como protagonista e produtor de algo, valorizando as suas habilidades. “É incrível a lógica que a criança desenvolve montando um projeto com Makey Makey. Estamos muito acostumados a consumir joguinhos, coisas prontas, e tínhamos que ter um movimento tanto de professor quanto de aluno para criar”, comenta Mary Grace, consultora do Instituto Paramitas.

Para finalizar a oficina os  participantes, divididos em duplas, fizeram uma programação usando o Scratch para ser utilizada no Makey Makey e socializam as suas criações.

Como todos demostraram o interesse pelo uso das TIC na educação, eles combinaram de se reunir mais vezes para compartilhar práticas e experiências que contribuam para o desenvolvimento de novos projetos.

  

  

  

  

Por Jussara Caetano