Facebook Twitter Google Plus

NOTÍCIAS

28-10-2014

Dia Nacional do Livro: do papiro ao livro digital

 No dia 29 de outubro é celebrado o dia do livro, porque exatamente há 204 anos foi fundada a Biblioteca nacional brasileira localizada, ainda hoje, no Rio de Janeiro/RJ. Cujo acervo bibliográfico foi disponibilizado da Biblioteca Portuguesa Real e é composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas etc.

 Do papiro ao papel!

 O livro tem aproximadamente 6.000 anos de história, nesses anos de existência foram usados diversos tipos de materiais para seus registros.

Antigamente, os Sumérios usavam tijolos de barros para o registro; os Maias e Astecas utilizavam materiais macios em cascos de árvores e madeiras; os Romanos tábuas de madeiras cobertas com cera. Somente em 2.200 a.C os Egípcios desenvolveram a tecnologia do papiro. Mais tarde surgiu o pergaminho, feito geralmente de pele de carneiro, o que implicava na morte de diversos animais para a confecção de um livro.

O papel, muito usado hoje, surgiu por volta do século II na China com uma técnica ainda primitiva, mas com o tempo ele começou a ser produzido da celulose da madeira.  Somente no século 19 ocorre com mais frequência a circulação e oferta de papel para impressão de livros e jornais.

 Livro digital: o livro do futuro?

 Com o avanço das tecnologias os suportes de leituras e de registros também evoluíram nesses últimos anos. Atualmente, os novos suportes de leituras e registros são os livros eletrônicos, os quais possibilitam criar, compartilhar e divulgar, sem os custos de impressão e gastos de papéis.

 A plataforma Livros Digitais é uma ferramenta que possibilita tudo isso e, ainda, é ideal para ser usada por professores e alunos por ser prática e fácil de usar, disponível em Português, permitindo ao usuário escolher modelos de capas e layouts, inserção de textos e imagens, formatar seu próprio livro, convertê-lo em pdf, imprimi-lo e distribuir.

E para você, educador, aproveitar todas as possibilidades da plataforma Livros Digitais pode utilizar as sequências pedagógicas que preparamos!

Coletânea de memórias

Coletânea de fábulas

Autobiografia 

Por Manoela Bueno